• Carregando...

Dois focos de incêndio atingiram na segunda-feira (13) o Parque Nacional de Ilha Grande, na cidade de Altônia, no Noroeste do Paraná. O último foco de incêndio foi controlado na madrugada desta terça-feira (14). O fogo destruiu aproximadamente 24 hectares do parque.

De acordo com a analista ambiental e chefe do Parque Nacional, Gabriela Leonhardt, o incêndio atingiu uma vegetação de várzea, de 1,5 metro a 2 metros. Um tipo de capim alto. "O fogo foi na altura da cidade de Altônia, em frente ao Porto Cerâmico" explica Gabriela.

De acordo com a analista ambiental, há forte suspeita de que o incêndio tenha sido provocado por ação humana e de forma proposital. "Foram dois focos de incêndio, bem próximos. Isso é típico de uma ação humana, não é uma ocorrência natural. Vamos informar a Polícia Federal sobre o incêndio que fará a investigação", explicou.

O último incêndio que atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande aconteceu no dia 30 de junho. Na ocasião, o fogo queimou aproximadamente 5 mil hectares e demorou dois dias para ser controlado.

O sargento da Defesa Civil e coordenador do Bombeiro Comunitário de Altônia, Gerson Amarildo de Oliveira, disse que o fogo não atingiu uma área muito grande. "Houve dois focos de incêndio. O primeiro foi à tarde, começou por volta das 15h e foi controlado por volta das 18h30. À noite, por volta das 22h, começou outro foco de incêndio. Oito soldados da Defesa Civil trabalharam no local e o fogo foi controlado às 3h.

Há duas semanas não chove na região de Altônia. Este foi o sétimo incêndio registrado no Parque Nacional em 2007. No ano passado, aconteceram 15 ocorrências.

O arquipélago que forma o parque nacional possui 78 mil hectares, numa extensão de 100 quilômetros entre Guaíra (Oeste) e Icaraíma (Noroeste), no Rio Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]