• Carregando...

A partir deste domingo, milhares de fiéis devem lotar as cerca de cem paróquias da Arquidio­­­cese de Curitiba para participar das celebrações especiais da Semana Santa. Ponto alto da fé cristã, a Semana Santa revive a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

"O Domingo de Ramos lembra a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, quando, dias antes de ser morto e ressuscitar, foi aclamado pelo povo pelos diversos milagres, por suas palavras de amor e de perdão, e por sua atitude de acolhimento ao povo sofredor", resume o padre Roque Sutil Gabriel, missionário redentorista do Santuá­­­rio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

No Santuário, as missas de Ramos acontecem neste domingo às 8h30, 10h30, 12 e 19 horas. As atividades prosseguem durante toda a semana. Na quinta-feira, as paróquias realizam as tradicionais missas dos Santos Óleos e a cerimônia de lava-pés. Na sexta-feira, haverá a via-sacra, celebrações da paixão e morte de Jesus e procissões. No próximo domingo, a programação será encerrada com as missas da Páscoa.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se de festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, a Páscoa judaica, uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por oito dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]