• Carregando...
Convite destaca a atuação do Dr. Francisco nas causas sociais. Casa dos Pobres passará a atender 192 doentes | Divulgação
Convite destaca a atuação do Dr. Francisco nas causas sociais. Casa dos Pobres passará a atender 192 doentes| Foto: Divulgação

O fundador e presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Francisco Cunha Pereira Filho, que morreu no ano passado, será homenageado hoje, às 10h30, com a inauguração de um edifício que levará seu nome. O prédio é anexo à Casa dos Pobres São João Batista, em Curitiba. O presidente da instituição, Rafael Kalluf Pussoli, explica que a escolha foi uma forma de agradecer as muitas doações do jornalista à Casa, a maioria de forma anônima.

"Estou na Casa desde 1986, e só nesse tempo o Dr. Francisco me recebeu mais de 40 vezes. Ajudava de forma anônima e nem pedia recibo", diz Pussoli. Em 1998, a contribuição veio de forma original: Dr. Francisco pagou a veiculação de uma propaganda na Rede Globo no intervalo de um jogo do Brasil, durante a Copa do Mundo, pedindo doações à entidade.

Com a inauguração do Edifício Doutor Francisco Cunha Pereira Filho, que terá 40 leitos, a Casa dos Pobres passará a atender 192 doentes – a maioria com câncer –, além de 160 crianças moradoras da Vila Torres. A construção custou R$ 60 mil e a maioria dos recursos veio da 1.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, que destina dinheiro arrecadado com multas aplicadas a delitos de menor porte para projetos de cunho social.

Desde a inauguração da Casa, em 1954, por Januário Alves de Souza, uma Curitiba inteira já passou por ali: 2 milhões de pessoas, segundo Pussoli. No local é oferecido pouso, além de refeições, banhos e recreação. Os assistidos vêm de várias partes do país, como Mato Grosso, Rondônia e interior do Paraná, e também do Paraguai. Além de doações, a Casa pede a adesão de médicos voluntários.

O convite para a inauguração (ao lado) destaca a identificação de Dr. Francisco com as causas sociais. "O exemplo de Dr. Francisco Cunha Pereira Filho, na luta constante por uma sociedade justa e cristã, é legado de que se beneficia o Paraná todo", diz o texto assinado por Rafael Kalluf Pussoli.

Serviço:

Inauguração do Edifício Dr. Francisco Cunha Pereira Filho - Casa dos Pobres São João Batista - Rua Piquiri, 326, Rebouças, às 10h30

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]