Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INFRAESTRUTURA

Duplicação total da BR-376 vai demorar sete anos

Obra na Rodovia do Café vai contemplar inicialmente 20 km. Governador Beto Richa nega que renovação dos contratos de pedágio esteja em discussão

Anúncio ocorreu no Trevo do Caetano, em Ponta Grossa, onde começarão as obras | Josué Teixeira/ Gazeta do Povo
Anúncio ocorreu no Trevo do Caetano, em Ponta Grossa, onde começarão as obras (Foto: Josué Teixeira/ Gazeta do Povo)

Em solenidade que marcou o início da duplicação de 231 quilômetros da BR-376, entre os municípios de Ponta Grossa e Apucarana, o governador Beto Richa (PSDB) negou que a obra tenha qualquer relação com uma possível renovação das concessões do Anel de Integração, que vencem em 2021. O empreendimento, sob responsabilidade da empresa CCR-Rodonorte, deve ser concluído em sete anos – ou seja, antes do fim do contrato atual.

15 meses

A obra estava prevista apenas para 2015, mas vai começar daqui a três meses. Inicialmente, a duplicação contemplará os 20 quilômetros, a partir do Trevo do Caetano, em Ponta Grossa. Neste trecho, 11 quilômetros devem ser entregues em 15 meses. O investimento total será de R$ 1,2 bilhão.

Richa garantiu ainda que o empreendimento não deverá acarretar aumentos na tarifa do pedágio, além dos já previstos no contrato de concessão. "Chamamos os funcionários para uma conversa em que prevaleceu o interesse público e as obras estão aí. A gente não discutiu a prorrogação do contrato agora [com as empresas de pedágio]. Esta obra é fruto do diálogo entre o governo e as concessionárias", afirma Beto.

Há mais dois projetos já bastante detalhados mas ainda sem data definida para serem iniciados: um que prevê a duplicação de mais 11 quilômetros no sentido Ponta Grossa – Apucarana e outro que compreende um trecho da pista contrária (de Apucarana a Califórnia), em cerca de 20 quilômetros).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.