Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Outro lado

Eles também sofrem

A TPM não afeta apenas as mulheres. A pesquisa Tensão Pré-Menstrual: Perspectivas e Atitudes de Mulheres, Homens e Médicos Ginecologistas no Brasil, mostrou que os homens consideram que a TPM interfere de maneira significativa no relacionamento afetivo e nas relações familiares. Embora os homens reconheçam os sintomas das parceiras, a maioria não sabe qual atitude tomar.

Segundo a pesquisa, 84% dos homens afirmaram que a TPM das mulheres afeta o relacionamento. Entre as mulheres, apenas 54,6% concordam que os sintomas interferem no namoro ou casamento. "A pesquisa mostra que os homens percebem os sintomas da TPM até mais do que as mulheres", afirma o ginecologista Carlos Alberto Petta, coordenador da pesquisa.

O estudo mostrou que a maioria das mulheres (78,9%) acredita que o parceiro consegue perceber quando ela está na TPM. Para elas, 11% dos homens ficam irritados e sem paciência, 39,4% saem de perto ou são indiferentes, e 54,8% tentam ser compreensivos e evitar brigas. Em contrapartida, os homens se consideram mais compreensivos do que as mulheres afirmam. Segundo a pesquisa, 62,1% deles dizem entender as namoradas ou esposas nesse período. (CV)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.