Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
LITORAL

Em defesa do camarão

Período em que a pesca do camarão-sete- barbas fica liberada é questionado por pescadores por ser a época de reprodução do bicho

Pesca no Litoral coincide com a reprodução da espécie sete-barbas, a mais presente no Paraná | Paula Batista Fernandes / Gazeta do Povo
Pesca no Litoral coincide com a reprodução da espécie sete-barbas, a mais presente no Paraná (Foto: Paula Batista Fernandes / Gazeta do Povo)

A pesca do camarão nas regiões Sul e Sudeste do país foi retomada no dia 31 de maio após o fim do chamado período de defeso, que começa em 1 de março e visa permitir a reprodução das espécies e a manutenção dos estoques pesqueiros. Apesar da expectativa dos pescadores do Litoral do Paraná, principalmente de Guaratuba, de voltar ao trabalho e garantir uma boa renda, eles questionam se a época entre os meses de abril e maio seria a melhor para proibir a atividade.

O pescador Ângelo João de Aguiar, que há 35 anos trabalha com a pesca do camarão, concorda que o defeso é necessário, mas acredita que o período deveria ser alterado. "O defeso faz com que se aumente a produção do camarão, mas em alguns meses em que estamos no mar, como no fim do ano, os camarões estão se reproduzindo. Se houvesse uma mudança na data, seria melhor para a pesca e para o meio ambiente", pondera.

A informação é confirmada pelo professor do Centro de Estudos do Mar da UFPR e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos, Rodrigo Pereira Medeiros. "O camarão-sete-barbas, principal recurso da frota artesanal, tem o pico de reprodução em outubro, novembro e dezembro, que é quando os pescadores estão no mar. Há vários documentos comprovando isso mas, mesmo os órgãos ambientais entendendo a questão, colocaram o defeso do camarão no mesmo período para regiões e espécies diferentes, protegendo o camarão-rosa, por exemplo, que é pescado pela frota industrial, e deixando desprotegido o sete-barbas, principal fonte de renda dos pescadores artesanais de camarão paranaenses".

Mudança

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, criada há um ano em Guaratuba, está preparando um documento que será apresentado ao Ibama e ao Ministério da Pesca para pedir mudanças no período de defeso do camarão no Paraná. "Estamos terminando a análise que definirá qual será o período solicitado, se uma ou duas vezes intercaladas no ano. Mas sabemos que este período que está em vigor não está certo. Em janeiro, por exemplo, os camarões-sete-barbas estão desovando bastante, e os pescadores acabam pescando filhotes que não possuem nem valor comercial".

O superintendente do Ibama do Paraná, Jorge Augusto Calado, diz que já houve conversas iniciais com a Secretaria de Pesca e Agricultura de Guaratuba e que o órgão agora está aguardando os documentos para poder dar andamento ao caso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.