Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lei Antifumo

Em vigor há seis meses, lei antifumo não é respeitada nos terminais de ônibus de Curitiba

Usuários fumam na parte externa enquanto esperam pelos ônibus. Em ambientes fechados o resultado é positivo e apenas 49 estabelecimentos foram multados

A lei antifumo – que começou a vigorar em agosto, em Curitiba, e em novembro no Paraná –, é bastante clara de que é proibido fumar em locais fechados ou públicos. Mesmo sendo locais mais abertos, como os terminais de ônibus, que têm grande circulação de pessoas, a proibição é clara. A multa pode ser de até 5,8 mil. Os casos de não cumprimento da lei devem ser denunciados à Vigilância Sanitária do município ou a ouvidoria da Secretaria de Saúde.

Em terminais de ônibus, a situação é diferente dos bares e restaurantes. Contrariando as placas que indicam que o fumo é proibido no local, usuários aproveitam a área externa para fumar enquanto esperam pelo ônibus.

Num flagrante feito pela equipe do telejornal ParanáTV 1ª Edição, da RPCTV, um rapaz pega a carteira de cigarro para fumar, mas parece desistir quando vê que está sendo filmado. Mesmo assim, ele acende o cigarro e ainda dá baforadas em direção à placa.

Em Curitiba, a partir desta segunda-feira (31), está sendo feita uma distribuição de panfletos educativos para combater o tabagismo nos terminais de ônibus. Segundo Sezifredo Paz, coordenador do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a fiscalização do cumprimento da lei nos terminais é responsabilidade da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Para ele, a lei em Curitiba está sendo eficaz e as pessoas estão respeitando a nova regra. De 12 mil estabelecimentos fiscalizados, apenas 49 foram multados nos seis meses em que a lei está em vigor.

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, a blitz educativa da prefeitura também tem foco nas mulheres, que são mais suscetíveis aos males causados pelo cigarro. De acordo com Paz, as mulheres que usam anticoncepcional oral e fumam tem dez vezes mais riscos de adquirir doenças do aparelho respiratório.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.