• Carregando...

O proprietário de uma gráfica sofreu um sequestro-relâmpago, na tarde desta terça-feira (14), enquanto estacionava seu carro na garagem de casa, no bairro Rebouças, em Curitiba. A vítima havia acabado de sacar dinheiro em uma agência do Centro. Após perseguição policial, dois homens acusados de participação no crime acabaram presos.

Após sacar dinheiro em uma agência do banco Itaú, na Avenida Marechal Deodoro, o empresário – que não teve a identidade divulgada – dirigiu seu carro, um Honda Civic, em direção ao Rebouças. Ele manobrava o veículo em frente à residência, quando foi abordado por dois homens, que anunciaram o sequestro.

Um dos bandidos assumiu a direção do carro, enquanto outro manteve um revólver apontado contra a vítima. Segundo a polícia, um automóvel Vectra de cor prata participou da ação, dando cobertura aos bandidos. O empresário foi libertado na Vila Fanny, depois de entregar o dinheiro que havia sacado aos sequestradores.

A Polícia Militar (PM) passou a fazer buscas pelo Honda Civic. O veículo foi localizado por uma viatura do 13º Batalhão da PM por volta das 15 horas, em uma rua do bairro Novo Mundo. Os bandidos tentaram fugir, arrancando em alta velocidade, mas foram perseguidos pelos policiais.

Segundo o soldado Carlos Adelino, após quatro quilômetros de perseguição, o Civic perdeu o controle em uma curva e bateu contra um semáforo. Os policiais abordaram os acusados, que não resistiram à prisão. "Eles [os acusados] estavam em alta velocidade e, com o impacto, os air-bags do carro foram acionados. O veículo ficou bastante danificado", disse o policial.

Os acusados foram identificados commo Felipe Jonathan, de 20 anos, e Guilherme de Araújo, de 18 anos. Os policiais recuperaram R$ 4,2 mil que haviam sido roubados da vítima. A dupla portava um revólver calibre 38. Eles foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), onde foram autuados por roubo duplamente qualificado.Outros casos

No dia 29 de novembro, um funcionário de uma empresa foi assaltado no estacionamento de uma agência do Itaú, no Capão Raso, em Curitiba. Na ocasião, dois homens abordaram a vítima, que manobrava um veículo. A dupla fugiu de moto, levando um malote de dinheiro da empresa. O valor roubado não foi informado pelas autoridades.

No dia 19 de novembro, um funcionário de um hotel foi baleado, em frente a uma agência do Banco do Brasil, no bairro Afonso Penna, em São José dos Pinhais, região metropolitana. Quando percebeu a aproximação dos bandidos, a vítima tentou fugir e foi atingida por um tiro na perna. Ainda assim, o homem conseguiu entrar dentro da agência. Os assaltantes não conseguiram consumar o roubo.

Medidas

Algumas medidas já foram adotadas em Curitiba para minimizar as ocorrências de assaltos a clientes de bancos. Aguarda sanção do prefeito Luciano Ducci um projeto de lei aprovado pela Câmara que determina que as agências bancárias instalem leitores digitais junto às portas giratórias. O objetivo da iniciativa será contribuir com a polícia em caso de assaltos, já que o banco teria disponível o cadastro de todos que entraram no estabelecimento.

Em outubro, foi sancionada a lei obrigando os bancos a instalar câmeras em suas áreas externas. Anteriormente, os vereadores aprovaram a lei dos biombos, que obriga os bancos a manterem divisórias entre os caixas e as pessoas que estão na fila, e a lei que proíbe o uso de celulares no interior das agências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]