• Carregando...
Equipes que prestaram auxílio aos moradores de áreas afetadas em Francisco Beltrão precisaram utilizar barcos | Niomar Pereira / Gazeta do Povo
Equipes que prestaram auxílio aos moradores de áreas afetadas em Francisco Beltrão precisaram utilizar barcos| Foto: Niomar Pereira / Gazeta do Povo

As chuvas que atingem o Paraná nos últimos dias causam problemas no município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. A água acumulada causou a terceira enchente registrada no ano. Os rios começaram a subir ainda na segunda-feira (29) à tarde e forçaram dezenas de famílias a deixarem suas casas.

Levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal indica que cerca de 40 famílias ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas para abrigos públicos nos bairros São Miguel, Marrecas e Pinheirinho. Outras 70 famílias ficaram desalojadas, ou seja, tiveram que ir para a casa de familiares e amigos.

A chuva voltou a cair intensamente nesta terça-feira (30), por volta das 10 horas. O Rio Marrecas subiu 6 metros acima do nível normal, provocando o represamento de córregos afluentes como os rios Lonqueador, Urutago e Progresso. O Parque Alvorada, que fica perto do Rio Marrecas, ficou com uma parte submersa.

Anildo Krug, um dos diretores da Defesa Civil local, falou que as equipes passaram a noite de segunda-feira (29) e toda a manhã e tarde desta terça-feira (30) removendo famílias de áreas alagadas.

Segundo ele, mais de 20 caminhões foram usados para retirar os pertences de moradores de casas alagadas, com apoio de militares do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros. Os bairros mais atingidos são: Marrecas, São Miguel, Cristo Rei, Presidente Kenney, Vila Nova, Luther King e Pinheirinho.

Os Bombeiros atenderam até o período da manhã mais de 60 chamados. Conforme o tenente Eriksen Mafra, subcomandante do Corpo de Bombeiros, havia, até a tarde desta terça (30), registro de 161,4 mm em 48 horas. "O rio Marrecas ainda sobe lentamente, mas a tendência é estabilizar." A previsão para esta quarta-feira (1º) é de 11 mm de chuva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]