• Carregando...

Equipes da Copel seguem trabalhando em várias cidades do Oeste do Paraná para recuperar o sistema elétrico danificado pelas chuvas de sexta-feira.

O temporal interrompeu o fornecimento de energia elétrica para 250 mil consumidores. Em Cascavel e Toledo, duas das cidades mais afetadas, a Defesa Civil continua entregando lonas plásticas e retirando árvores derrubadas pelo vento.

Sexta-feira

Um temporal ocorrido durante a noite desta sexta-feira deixou um rastro de destruição e prejuízos materiais no Oeste do Paraná. As cidades mais afetadas foram Cascavel e Toledo. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos mil casas tiveram os telhados danificados na região e oito pessoas ficaram feridas levemente. O temporal derrubou quatro torres de transmissão de energia elétrica da Copel, deixando cerca de 200 mil pessoas sem energia elétrica em suas casas.

As fortes chuvas, acompanhadas de granizo em algumas cidades, ocorreram por volta das 19 horas e se estenderam por uma hora com rajadas de ventos acima de 60 quilômetros, segundo a Defesa Civil. Com a força dos ventos, dezenas de árvores foram arrancadas e postes tombaram em várias localidades. Neste sábado, o Corpo de Bombeiros de Cascavel havia feito 120 atendimentos em casas que tiveram os telhados danificados.

Algumas famílias perderam tudo com o temporal. É o caso do lavador de carros Onildo José de Oliveira, 49 anos, morador no Tocantins 2, zona norte de Cascavel, que teve a sua residência destruída. "Foi um momento de pânico. A gente estava na cozinha se preparando para o jantar, quando de repente o telhado foi arrancado. Pensei que íamos morrer", conta Oliveira, que mora com a esposa, a filha e a neta de apenas quatro meses. Oliveira foi o único ferido. Um tijolo atingiu a sua cabeça.

O vento também deixou um cenário de destruição na Atlanta Auto Elétrica, empresa localizada na BR-277, saída para Curitiba. O barracão de 4 mil metros quadrados virou um monte de ferro retorcido. Dez veículos, entre carro de passeio, caminhão e carreta, ficaram debaixo do telhado de zinco que desabou. "Na hora do temporal, havia pelo menos trinta pessoas trabalhando e outras participando de num churrasco. Dez ficaram presas debaixo do telhado que desabou", conta José Nelson Lemos dos Santos, proprietário da empresa.

Apenas uma funcionária da empresa saiu ferida. Além do barracão onde funcionava a oficina, o telhado da loja de acessórios também sumiu. O Hospital Universitário e o Hemocentro de Cascavel também sofreram danos com a infiltração de água.

Em Toledo, cerca de 600 casas foram atingidas, segundo a Defesa Civil local. Em Marechal Cândido Rondon, 100 casas ficaram avariadas. Em virtude da queda de torres da Copel, neste sábado pela manhã em Cascavel, alguns bairros continuavamsem energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]