• Carregando...
 | Alexandre Macieira/Riotur
| Foto: Alexandre Macieira/Riotur

O título do carnaval carioca, conquistado pela Beija-Flor com o polêmico enredo sobre a Guiné Equatorial, teve forte repercussão nas redes sociais. Foi o que revelou um monitoramento realizado nas últimas 24 horas pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP).

Os dados mostram que houve 612.300 menções de palavras relacionadas ao assunto, das quais 72.300 vieram do exterior, principalmente de cidades como Londres, Nova York, Miami e Toronto. Algumas das expressões mais citadas revelam uma reação negativa da vitória da escola de Nilópolis: termos como "ditador", "ditadura" e "controvérsia" estão no topo da lista.

A professora Margareth da Luz, doutora em Antropologia pela UFF, ressalta a importância de o tema ter repercutido nas redes sociais, o que reforça o questionamento de questões éticas também no carnaval:

"É um questionamento ético importante, ainda mais diante da realidade que vivemos, num momento em que o país discute, por exemplo, a questão da corrupção. O carnaval tem a capacidade de refletir sobre a nossa rotina. E é bom que as pessoas estejam refletindo sobre esse episódio".

A antropóloga ressalta que o polêmico patrocínio mancha não só a imagem da Beija-Flor, como a de todo o carnaval carioca. E, segundo ela, pode levar a discussões mais profundas como a própria presença da contravenção por trás das escolas de samba.

"É um fato que acaba lançando algo para todo o carnaval. As escolas vão passar a ser submetidas a esse questionamento ético. Até a relação entre a contravenção e o carnaval, sempre tolerada, porque o jogo do bicho de certa forma faz parte da cultura popular, fica em xeque", afirma Margareth, que acrescenta: "A gente pode compreender esse momento, em que as pessoas estão indignadas, achando que o nosso carnaval está sendo maculado. O fato de a Beija-Flor aceitar dinheiro sem olhar de quem, dá uma sensação de que é como se valesse tudo".

A FGV/DAPP faz monitoramento de dados em redes sociais — como o Twitter e o Facebook — com o auxílio de softwares de busca de menções online. Expressões e vocábulos da língua portuguesa referente aos objetos de pesquisa são relacionados e classificados com a utilização de técnicas de análise textual, de forma a restringir as menções à área do tema de interesse.

Veja fotos do desfile da Beija-flor

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]