• Carregando...
Margens do Rio Tubarão, em Santa Catarina. Cidade foi uma das mais afetadas pelo fenômeno | RBS TV/Reprodução
Margens do Rio Tubarão, em Santa Catarina. Cidade foi uma das mais afetadas pelo fenômeno| Foto: RBS TV/Reprodução

O Litoral de Santa Catarina foi surpreendido, na tarde de domingo (16), por uma grande onda que se formou em poucos minutos e atingiu a costa, destelhando casas, atingindo carros e caminhões e provocando a morte de uma criança. A Defesa Civil do estado confirmou que o fenômeno se tratou de um “tsunami meteorológico”, um evento raro, mas perigoso.

Infográfico explica a formação dos tsunamis meteorológicos

Chuva forte destelha casas no interior do Paraná; Curitiba tem ruas alagadas

Leia a matéria completa

O meteorologista Alexandre Galvão, do Climatempo, explica que os tsunamis meteorológicos se originam a partir de uma tempestade intensa, formada no mar e que avança rapidamente em direção à costa. Esses temporais estão associados a rajadas de vento fortíssimas, que geram ondas grandes.

“Neste caso, os ventos chegaram a passar de 100 km/h, o que gerou a formação dessas ondas grandes. Mas são eventos raros e, em geral, bem localizados”, disse.

O gerente de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destaca que essas ondas convergem, formando uma amplificação da onda. No caso deste fim de semana, os estragos foram causados tanto pelo vendaval decorrente da tempestade quanto pela onda em si.

Segundo o relatório mais recente da Defesa Civil, o tsunami meteorológico destelhou casas em Laguna, Tubarão e Urussanga. O vendaval derrubou árvores em Braço do Norte, Pedras Grandes e em Tubarão, onde uma delas caiu sobre um carro, matando uma criança de sete anos. Em Balneário Rincão, a onda gigante invadiu a praia, levando carros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]