Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Entulho é retirado do antigo Hospital Bom Retiro

Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que autorizou a retirada do material porque não estaria desrespeitando a determinação da Justiça, pois esta proíbe especificamente alterações ambientais

Os escombros do prédio do antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro estão sendo removidos | Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Os escombros do prédio do antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro estão sendo removidos (Foto: Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Os escombros do prédio que abrigava o antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, em Curitiba, estão sendo removidos, desde o início deste mês, por uma empresa especializada contratada pela Invespark Administração e Participações, proprietária e administradora do terreno. O entulho estava no local desde a demolição da construção, em dezembro de 2012.

A 6ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu, em junho deste ano, uma liminar que proibia qualquer intervenção ambiental no espaço, que é Área de Preservação Permanente - APP. A determinação judicial não foi derrubada. A Invespark alega que apenas está retirando o entulho, mas não vai alterar a vegetação ou o curso d'água das três nascentes do terreno.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da prefeitura (SMMA) informou, por meio de assessoria, que autorizou a retirada do material porque não estaria desrespeitando a determinação da Justiça, pois esta proíbe especificamente as alterações ambientais.

Procurado pela reportagem, o Ministério Público (MP), que moveu a ação, não se pronunciou a respeito do tema.

Destino da área

O diretor de incorporações da Invespark, Eduardo Quiza, afirma que a empresa ainda não sabe exatamente o que será construído no lugar do hospital. Provavelmente, segundo o diretor, o local vai abrigar um complexo residencial e comercial. Quiza assegura, no entanto, que as determinações ambientais serão respeitadas.

"Ainda não temos certeza quanto a prazos ou outros detalhes da obra. Mas nunca foi nossa intenção desrespeitar qualquer regra ambiental, vamos agir dentro da legislação", garante Quiza.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.