Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Valores

Escola é a segunda casa

É na escola que os valores ensinados em casa mais aparecem. Na novela Caminho das Índias, da Globo, Zeca (interpretado por Duda Nagle) aproveita um tumulto na sala de aula e atira um estojo na professora, ferindo-a no rosto. Indignada, ela vai à direção do colégio pedir que o aluno agressor seja suspenso. Isso ocorre, mas por pouco tempo. César, pai de Zeca, interpretado por Antônio Calloni, exige – como advogado – que o filho seja autorizado a entrar na aula. O castigo é suspenso.

O impacto da cena mostrada foi tanto que o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), João Augusto de Mattos Lourenço, resolveu se pronunciar sobre o assunto em nota oficial. No texto, a Fenep deixa claro que não aprova a atitude da diretora da escola mostrada na novela. "Diante de pais desavisados de seus deveres, como os da novela, cabe à escola – se não pode influir e educar também a eles – arrostar as consequências e manter a punição", diz Lourenço na nota.

Especialistas aprovaram a posição da Fenep. "A escola tem autonomia e deve seguir os seus princípios. Tem de deixar claro para os alunos e pais que a escola não vai tolerar certas atitudes", opina a psicóloga e coordenadora técnica do projeto Não-Violência, Adriana Cristina de Araújo. "Precisamos de um resgate do papel do pai e da mãe, mas a escola precisa oferecer espaço para essas discussões. Precisamos ser mais firmes e a escola precisa da ajuda dos pais", opina a pedagoga, psicóloga e orientadora educacional do Colégio Dom Bosco, Francisca Maria de Fauw. (TC)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.