Quatiguá A proliferação de pulgas em um colégio deixou cerca de 400 alunos sem aula ontem e hoje, em Quatiguá, no Norte Pioneiro. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Educação da cidade, que determinou a dedetização das 12 salas de aula e da área administrativa do Colégio Estadual João Marcos da Silveira.
Segundo a direção do colégio, que atende alunos do ensino médio e fundamental, a presença das pulgas causou transtornos aos alunos, que tiveram irritações na pele por causa das picadas dos insetos.
A escola já havia sido dedetizada há 15 dias, mas o produto químico usado não surtiu o efeito desejado. "Por isso optamos por uma segunda aplicação", explica o secretário de Educação, Vanderlei Forastieri da Silveira. Segundo ele, a proliferação dos insetos foi causada pela presença de cães de rua que usam o espaço entre o assoalho (de madeira) da escola e o solo como morada.
Construído na década de 40, o estabelecimento ainda mantém características da sua inauguração, como o piso de madeira. "Dispensamos as aulas para preservar os alunos. Não havia como fazer a aplicação do produto (químico) sem interromper as aulas", justifica o secretário de Educação. No entanto, Silveira garantiu que os dois dias de aula serão repostos, sem especificar quando.
O colégio atende tanto alunos do ensino médio, que tem o estado como responsável, como fundamental, de responsabilidade do município. Por isso, ontem, a chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Izolete dos Anjos Grandi, condenou a decisão de suspender as aulas sem uma prévia comunicação ao núcleo. Segundo ela, a dificuldade em conseguir datas para a reposição das aulas será um problema a ser administrado (a questão já teria sido equacionada, porém, depois que ela falou com a reportagem).
De acordo com o entomologista Roberto Quintão Guerra, para acabar com as pulgas no Colégio João Marcos da Silveira deverá ser feita pelo menos mais uma aplicação, após sete dias. "Não basta matar os insetos, pois as pulgas se reproduzem muito rápido. É necessária mais uma aplicação para acabar com os ovos que eclodirem depois da primeira passagem", explica.



