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educação básica

Escolas têm dificuldades para manter nota do Ideb

Entre as escolas paranaenses mapeadas pela Fundação Lemann, apenas as de Foz do Iguaçu conseguiram manter bom desempenho do ano anterior

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Das 31 escolas do Paraná mapeadas pela Fundação Lemann que atendem alunos com baixo nível socioeconômico e tiveram desempenho acima da média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, apenas 11 mantiveram ou aumentaram as notas no último Ideb. A maior parte é da rede municipal de Foz do Iguaçu, na Região Oeste do estado.

INFOGRÁFICO: Das 31 escolas mapeadas no Paraná, apenas 11 mantiveram as notas no Ideb

O estudo feito pela Fundação Lemann em 2012 incluiu 15 escolas de Foz e 16 de outros 12 municípios do estado. Entre as escolas da cidade fronteiriça, oito aumentaram a nota, uma manteve e outras cinco baixaram. Em todas as escolas mapeadas no estado sobressaem alunos que vivem em ambientes socialmente vulneráveis. No entanto, essa condição não impede um ensino de qualidade.

Em Foz, a repetição do bom desempenho da maioria das escolas explica-se pela metodologia de trabalho adotada na rede municipal de educação desde 2008. O fluxo inclui avaliações periódicas dos alunos, reforço no contraturno e apoio de equipes multidisciplinares de fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. Pais de alunos com dificuldades de aprendizado e baixa frequência escolar são chamados para conversar. "Ano a ano vamos criando estratégias para aumentar a qualidade", diz a secretária municipal de Educação, Lisiane Veeck.

No Ideb deste ano, a média de Foz aumentou de 7.0 para 7.3. A expectativa é que a cidade fique com uma das notas mais altas do país. O ranking nacional ainda não foi divulgado. As escolas Vinícius de Morais e Olavo Bilac , ambas de Foz, foram as que conseguiram maior avanço nas notas. A Vinícius de Moraes saiu de 7.1 e passou para 7.9. Já a escola Olavo Bilac subiu de 7.5 para 8.0.

Nas duas escolas o clima entre alunos, professores e direção é de satisfação, mas sem esquecer das metas para o próximo Ideb. No Colégio Vinicius de Moraes, a diretora Salete Aparecida de Abreu diz que a fórmula para obter o bom desempenho incluiu aulas de contraturno quatro vezes por semana no começo do bimestre para todos.

Em uma segunda fase, a turma foi dividida entre alunos com mais facilidade e outros com dificuldades. O desempenho melhorou ainda mais. Os bons alunos começaram a gabaritar os simulados e os que tinham dificuldades, as superavam. "Os alunos vestiram a camisa", diz.

Os estudantes que melhoravam as próprias notas e não faltavam nas aulas de reforço eram premiados com brinquedos, sessões de cinema e gincanas, feitas na escola. Localizado no bairro Porto Meira, o colégio atende crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, numa área ocupada. A escola tem 700 alunos, dos quais 109 fizeram a prova do Ideb.

Mesmo sem estrutura, alguns avançam

A Escola Olavo Bilac, em Foz do Iguaçu, sofre com a falta de espaço físico. Não tem quadra de esporte nem biblioteca, mas dribla as dificuldades com o entrosamento de professores e apoio dos pais. O clima é de engajamento e a motivação dos docentes é notória.

Situada na Gleba Guarani, o colégio atende alunos de famílias carentes, mas o desempenho não deixa a desejar. A diretora Nelise Hammes diz que além das aulas do contraturno, o empenho e dedicação dos professores e da comunidade fizeram a diferença. "Buscamos saber o que está acontecendo com os alunos e trabalhamos com a família."

Mateus Veloso Melo, 10 anos, gosta de estudar, tem apreço por Matemática e elogia os professores. "As professoras ajudam no que a gente pede", diz. As aulas de contraturno ajudam os estudantes a superar as dificuldades. "Sentimos a melhora e os alunos chegam nas escolas estaduais mais preparados", diz a professora Sandra Hartemink.

Com 240 alunos, a biblioteca funciona na sala dos professores por falta de espaço. Só há um banheiro para professores e funcionários. Na sala de reforço, o ar-condicionado só chegará neste verão, graças ao dinheiro arrecadado pela Associação de Pais e Mestres.

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