i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba de A a Z

No alfabeto curitibano, o A é de...

Muito mais que a araucária, o que, com a letra A, mostra a cara de Curitiba?

  • PorGazeta do Povo
  • 17/03/2014 21:26
 |
| Foto:

Alimentador

Você pode não falar essa palavra com frequência, mas se andou de ônibus em Curitiba provavelmente já entrou em um desses ônibus. O alimentador integra a rede de transporte da capital, marcada pela ideia de ramificação: os ônibus de cor laranja fazem a integração dos terminais com os bairros do seu entorno. Os terminais, por sua vez, alimentam o sistema expresso, formado pelos biarticulados e ligeirinhos.

Antonio More/Gazeta do Povo

Atletiba

Mesmo quem não acompa­nha o fu­tebol sabe que, em dia de clássico, a rotina da cidade vai mudar. Quando Atlético Paranaense e Coritiba se encontram, movimentam o eixo entre a Arena da Baixada e o Alto da Glória. Por toda a cidade, "buzinaços" e fogos de artifício explodem pelas ruas – menos em dia de empate. E não são poucos. Na história dos 354 clássicos, o placar ficou igual 109 vezes. Coxa acumula 135 vitórias e Atléti­co, 110.

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Avenida das Torres

Nem todo mundo sabe que a Avenida das Torres não leva esse nome na sinalização oficial de logradouros. Seu nome, Avenida Comendador Franco, não está na boca dos curitibanos. Batizada pelas torres de alta tensão entre a região central de Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a avenida perdeu algumas delas para o viaduto estaiado, que está prestes a ser inaugurado.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra A.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.