• Carregando...
 |
| Foto:

Alimentador

Você pode não falar essa palavra com frequência, mas se andou de ônibus em Curitiba provavelmente já entrou em um desses ônibus. O alimentador integra a rede de transporte da capital, marcada pela ideia de ramificação: os ônibus de cor laranja fazem a integração dos terminais com os bairros do seu entorno. Os terminais, por sua vez, alimentam o sistema expresso, formado pelos biarticulados e ligeirinhos.

Antonio More/Gazeta do Povo

Atletiba

Mesmo quem não acompa­nha o fu­tebol sabe que, em dia de clássico, a rotina da cidade vai mudar. Quando Atlético Paranaense e Coritiba se encontram, movimentam o eixo entre a Arena da Baixada e o Alto da Glória. Por toda a cidade, "buzinaços" e fogos de artifício explodem pelas ruas – menos em dia de empate. E não são poucos. Na história dos 354 clássicos, o placar ficou igual 109 vezes. Coxa acumula 135 vitórias e Atléti­co, 110.

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Avenida das Torres

Nem todo mundo sabe que a Avenida das Torres não leva esse nome na sinalização oficial de logradouros. Seu nome, Avenida Comendador Franco, não está na boca dos curitibanos. Batizada pelas torres de alta tensão entre a região central de Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a avenida perdeu algumas delas para o viaduto estaiado, que está prestes a ser inaugurado.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra A.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]