i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba de A a Z

No alfabeto curitibano, o B é de...

Quem nunca ouviu: “Olha a cobra, borboleta. É o 13, joga o 13"

  • PorGazeta do Povo
  • 17/03/2014 21:25
 |
| Foto:

Bondinho da Rua XV

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Banda Blindagem

Símbolo do rock em Curitiba, a Banda Blindagem conquistou fãs pelo país, embalados pelo som performático e agressivo da banda, que varia do lírico ao pesado. Teve seu primeiro disco gravado em 1981, pela Continental, com o título Blindagem. À frente da banda por mais de três décadas, Ivo Rodrigues Jr., vocalista da banda, morreu em 2010, vítima de câncer. A banda continua na estrada, levando o rock de Curitiba por onde passa.

Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Boca Maldita

Conta a história que a Boca Maldita, hoje palco de manifestações populares, tem esse nome porque no passado, ao redor de seus cafés, a fofoca sobre políticos e personalidades da época rolava solta. Encravada em uma das pontas do Calçadão da XV de Novembro, o ponto turístico tem seu papel na política: de comícios a protestos, a Boca continua referência para disseminação de novas ideias.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Borboleta 13

"Olha a cobra, borboleta. É o 13, joga o 13." Quem passou pelo Calçadão da XV já deve ter ouvido os berros de Teresinha dos Santos, que dá voz à Borboleta 13, como é conhecida essa personagem do folclore curitibano. Trabalhando há 40 anos no calçadão, Teresinha trocou a loteria para emprestar a voz à publicidade do comércio de rua. Com seus chapéus, colore a região central da cidade.

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra B.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.