i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba de A a Z

No alfabeto curitibano, o F é de...

A Família Folha marcou o imaginário da cidade. O que mais você lembra que marca a capital com a letra F?

  • PorGazeta do Povo
  • 17/03/2014 21:21
 |
| Foto:

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Farol do Saber

O Farol do Saber foi inaugurado em 1994 para simbolizar a cultura e a educação como um facho de luz que se difunde. De estrutura modular, hoje são 42, na mesma forma, em toda a cidade. Funcionam como biblioteca e ponto de acesso gratuito à internet.

Feiras Livres

Ao todo, a Prefeitura de Curitiba lista 81 feiras na cidade, que vendem de hortifrutigranjeiros a pescados. As feiras de rua estão no cotidiano da capital desde o século 19, quando imigrantes de todas as nacionalidades se encontravam em diversos pontos para vender o que produziam em chácaras distantes do Centro. Hoje elas estão espalhadas por todas as regiões da cidade e a cada semestre comercializam quase 900 toneladas de produtos. Algumas delas, como a Feira do Largo da Ordem (na foto), se tornaram atrações turísticas. São programas para qualquer dia da semana.

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Divulgação

Família Folha

Uma das responsáveis por ajudar Curitiba a conquistar o título de Capital Ecológica. Na década de 1990, as folhinhas ensinavam crianças e adultos sobre a importância de separar o lixo reciclável do orgânico. Fazia sucesso junto à criançada com o slogan "Lixo que não é lixo, não vai pro lixo. Se-pa-re". Não à toa a cidade tem um dos maiores índices de reciclagem no país.

Festival de Curitiba

Considerado um dos maiores eventos culturais da América Latina, o Festival de Curitiba transforma a cidade em um palco a céu aberto. O público pode assistir às peças em teatros, espaços culturais, ruas e praças desde 1992. Neste ano o evento chega a sua 23ª edição e traz mais de 450 espetáculos apresentados em 65 espaços por toda a cidade. Várias estreias nacionais e internacionais são sempre aguardadas no Festival de Curitiba, reforçando a importância do evento cultural para o Brasil.

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Frutas Urbanas

Mangas, abacates, marmelo, sapoti, bacupari e jaracatiá. Há frutas, entre essas, que não fazem parte da flora curitibana, mas podem ser encontradas no bairro Uberaba, ao menos em nomes de rua. Entre a Avenida das Torres e a BR-277 é possível ainda encontrar guaraná e jaboticaba. Uma verdadeira salada de frutas em plena Curitiba.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra F.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.