• Carregando...
 |
| Foto:

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Farol do Saber

O Farol do Saber foi inaugurado em 1994 para simbolizar a cultura e a educação como um facho de luz que se difunde. De estrutura modular, hoje são 42, na mesma forma, em toda a cidade. Funcionam como biblioteca e ponto de acesso gratuito à internet.

Feiras Livres

Ao todo, a Prefeitura de Curitiba lista 81 feiras na cidade, que vendem de hortifrutigranjeiros a pescados. As feiras de rua estão no cotidiano da capital desde o século 19, quando imigrantes de todas as nacionalidades se encontravam em diversos pontos para vender o que produziam em chácaras distantes do Centro. Hoje elas estão espalhadas por todas as regiões da cidade e a cada semestre comercializam quase 900 toneladas de produtos. Algumas delas, como a Feira do Largo da Ordem (na foto), se tornaram atrações turísticas. São programas para qualquer dia da semana.

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Divulgação

Família Folha

Uma das responsáveis por ajudar Curitiba a conquistar o título de Capital Ecológica. Na década de 1990, as folhinhas ensinavam crianças e adultos sobre a importância de separar o lixo reciclável do orgânico. Fazia sucesso junto à criançada com o slogan "Lixo que não é lixo, não vai pro lixo. Se-pa-re". Não à toa a cidade tem um dos maiores índices de reciclagem no país.

Festival de Curitiba

Considerado um dos maiores eventos culturais da América Latina, o Festival de Curitiba transforma a cidade em um palco a céu aberto. O público pode assistir às peças em teatros, espaços culturais, ruas e praças desde 1992. Neste ano o evento chega a sua 23ª edição e traz mais de 450 espetáculos apresentados em 65 espaços por toda a cidade. Várias estreias nacionais e internacionais são sempre aguardadas no Festival de Curitiba, reforçando a importância do evento cultural para o Brasil.

André Rodrigues/Gazeta do Povo

Frutas Urbanas

Mangas, abacates, marmelo, sapoti, bacupari e jaracatiá. Há frutas, entre essas, que não fazem parte da flora curitibana, mas podem ser encontradas no bairro Uberaba, ao menos em nomes de rua. Entre a Avenida das Torres e a BR-277 é possível ainda encontrar guaraná e jaboticaba. Uma verdadeira salada de frutas em plena Curitiba.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra F.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]