• Carregando...
 |
| Foto:

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Rápidas

As rápidas fazem parte da concepção urbanística de sistema trinário de trânsito: há a via central, por onde passam os expressos, e, em suas paralelas, vias estruturais que fazem a ligação centro-bairro. Na cidade, porém, as rápidas são os nomes informais dos trajetos. Rápida do Portão, do Pinheirinho, do Santa Cândida e do Campo Comprido, por exemplo. Teoricamente essas rápidas estariam localizadas – ao menos com esse nome – nos eixos por onde passam os biarticulados. Hoje, entretanto, é comum ouvir curitibanos chamarem ruas de bairro que ganharam mão única e que viraram binários de rápida. É primordial conhecer as rápidas para entender a geografia curitibana.

Rio Belém

O Rio Belém é um rio tipicamente curitibano: começa e termina dentro do território da cidade. Sua nascente está protegida pelo Parque Municipal Nascentes do Belém, no bairro Cachoeira, lugar pouco frequentado e que pode ser uma ótima escolha para um piquenique. Até chegar em sua foz, no Rio Iguaçu, passa por 15 bairros, onde, infelizmente, recebe cargas de esgoto, o que o torna poluído em quase sua totalidade. Por cruzar a região central da cidade, foi canalizado e várias entidades e associações se mobilizam pela sua despoluição. Ainda vive no imaginário dos moradores mais antigos como um local de pesca e de banho.

Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Rua da Cidadania

O telhado amarelo é a marca das Ruas da Cidadania, ainda que nem todas as nove apresentem essa característica. Esses equipamentos urbanos foram criados em 1995 com a intenção de descentralizar a administração municipal. A mais antiga de todas é a do Carmo, no bairro Boqueirão. As Ruas da Cidadania oferecem serviços à população de cada regional da cidade, nas esferas municipal, estadual e federal. Devido ao crescimento da região do Tatuquara, uma área que compreende o bairro e mais seus vizinhos Caximba e Campo do Santana será desmembrada da administração do Pinheirinho e vai virar uma regional própria. Lá será implantada a décima regional, com Rua da Cidadania e terminal de ônibus para atender a região.

Divulgação/Prefeitura

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra R.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]