• Carregando...
 |
| Foto:

Tubo

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Trem no caminho

Quem mora no Norte de Curitiba já está acostumado a colocar na conta do tempo de deslocamento a passagem do trem, principalmente em bairros como Alto da XV e Barreirinha. O trilho que separa bairros pela região já se tornou um personagem da cidade, neste caso, pelo incômodo. Trânsito parado e apitos na madrugada acompanham os moradores, hoje já desiludidos com as propostas de tirar o trem de dentro da região central. E olha que não foram poucos os projetos para um contorno ferroviário. Há anos é discutida uma solução definitiva para esse problema, mas por ora não há. Enquanto isso, o trem passa.

Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra foi oficialmente inaugurado em 1955, com a abertura do Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. A história de um dos maiores complexos culturais da América Latina, porém, remonta ao século 19. Em 1884 o Theatro São Theodoro foi erguido onde hoje é a Biblioteca Pública do Paraná. Naquela época, movimentava a vida cultural da cidade. Pouco tempo depois, durante a Revolução Federalista, o teatro foi fechado e reinaugurado mais tarde já como Theatro Guayrá. Começou a ser construído em frente à Praça Santos Andrade em 1952 e só foi completamente terminado em 1975, quando o auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, foi aberto. Com projeto arquitetônico de Rubens Meister, a construção de 17 mil metros quadrados foi um dos marcos da arquitetura modernista no Paraná.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

Táxi Laranja

Nossos táxis são alaranjados, eles não passam despercebidos. Apenas em dias de chuva. Em temporais, estão sempre ocupados. Em Curitiba, pedimos táxi pelo telefone, combinamos para o horário desejado. Diferentemente de outras cidades, aqui não costumamos acenar com a mão para pedir táxi. Talvez porque eles sejam poucos. Desde 1975 são 2.252, assim, contados nos dedos. No momento, a licitação para mais 750 veículos está para sair. Polêmicas à parte, o alaranjado com xadrez preto é uma instituição. Encontrando um deles na rua ou não.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Estes são só alguns exemplo dos símbolos de Curitiba. Ajude a ampliar nosso alfabeto. Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de algo que representa ou lembra a capital paranaense com a letra T.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]