• Carregando...

87

...dias foi o tempo médio que a polícia levou para abrir os inquéritos nesse período.

37

...casos levaram mais de nove meses para ter o inquérito aberto após o crime.

100

...homicídios dolosos ocorridos entre 2010 e 2013 e seus inquéritos policiais foram analisados pela Gazeta do Povo.

A série Crime sem Castigo, que a Gazeta do Povo publica a partir de hoje, é baseada em um banco de dados montado a partir de inquéritos da Polícia Civil e de informações do Poder Judiciário. Durante um ano e meio, a reportagem analisou mais de 145 mil páginas de inquéritos policiais referentes a mil homicídios dolosos (com intenção de matar). Todos os crimes ocorreram entre 2010 e 2013.

Base de dados: consulte as estatísticas sobre assassinatos

O primeiro grupo de homicídios analisado é de 2010: foi verificado o trabalho das delegacias em 574 inquéritos de mortes ocorridas entre janeiro a dezembro daquele ano. A reportagem avaliou 40 critérios de cada caso: em que bairro morava a vítima, qual foi a arma usada, se havia alguém preso pelo crime e quantas testemunhas foram ouvidas, por exemplo.

Depois, o mesmo método foi aplicado a crimes de 2011, 2012 e 2013. Foram lidos inquéritos referentes a mortes ocorridas no primeiro trimestre de cada um desses anos, com o objetivo de avaliar possíveis mudanças ao longo dos anos e dos sucessivos governos. Os casos foram acompanhados até o mês de junho de 2013.

Para dar um panorama mais completo, a Gazeta do Povo analisou os inquéritos em três situações distintas: casos que ainda estão em tramitação; casos que já foram arquivados sem solução; e, também, casos em que o suspeito foi identificado e levado a julgamento no Tribunal do Júri.

A reportagem também obteve uma lista de todos os casos que chegaram ao Judiciário desde 2003. Isso exigiu uma consulta à situação dos 1.314 processos no site do Tribunal de Justiça do Paraná. O resultado será publicado diariamente no jornal até o próximo domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]