• Carregando...
Apesar do improviso, peregrinas curitibanas não escondem a alegria de estar na Jornada | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Apesar do improviso, peregrinas curitibanas não escondem a alegria de estar na Jornada| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Agenda

Veja a programação do papa Francisco nos próximos dias:

Amanhã

• Confissão: No Rio, recebe a confissão de cinco jovens.

• Presos: Encontro com jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim.

• Via-Crúcis: À noite, participa com jovens de encenação da Via-Crúcis na orla de Copacabana.

Sábado, dia 27

• Catedral: Faz o sermão em missa na Catedral de São Sebastião.

• Autoridades: Participa de evento com autoridades, artistas e personalidades no Teatro Municipal.

• Guaratiba: À noite, participa de vigília de oração com os participantes da JMJ no Campus Fidei.

Domingo, dia 28

• Visita: Sobrevoa de helicóptero o Cristo Redentor antes de seguir para Guaratiba.

• Missa: Às 10 horas, o papa celebra a missa de encerramento, em Guaratiba, para 2 milhões de pessoas.

O palco do famoso carnaval do Rio de Janeiro virou casa provisória para cerca de 3 mil peregrinos de diversos países que estão na cidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os fiéis utilizam o subsolo do sambódromo que, ao longo do ano, tem várias finalidades, como sala de aula para alunos de ensino fundamental da educação pública.

Nesse espaço, um grupo de 47 curitibanas ocupa um cômodo no posto seis, ala par do setor 2 da avenida do samba, sem nenhum tipo de luxo. As peregrinas dormem em colchonetes e, para tomar banho, duchas com água fria instaladas em contêineres.

VÍDEO: Curitibanas se alojam no sambódromo

"Temos vários desafios, banho gelado, conviver com gente muito diferente, andar muito. Mas tudo isso vale a pena para ver o papa e crescer no corpo e na alma", disse Amanda Ampessan Cavali, de 14 anos. A fonoaudióloga Júlia Nakin, de 34 anos, chegou a pensar que "seria bem pior". "Tudo está bem organizado", disse, aliviada.

As peregrinas estão aproveitando também para treinar outros idiomas com grupos de chilenas, argentinas, espanholas, italianas e norte-americanas que estão em outros setores. "São muitas línguas, é interessante viver uma experiência como essa", afirmou Hanna Ribani, de 14 anos.

Para a italiana Adriana Arrieta, administradora de 39 anos que acompanha as curitibanas, a experiência está sendo enriquecedora. "Esta é a minha terceira JMJ e é bonito ver o entusiasmo dessas jovens em um mundo que está necessitado de boas notícias e esperanças; gente que se sacrifica e reserva as férias, por um grande ideal, magnífico", declarou.

Turismo e catequese

Outros grupos de paranaenses na cidade dedicaram a manhã de ontem para fazer turismo ou participar das catequeses ministradas pelos bispos em toda a cidade, inclusive pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti. Vários enfrentaram filas para subir o Corcovado e ver o Cristo Redentor, como aconteceu com 31 jovens da Paróquia Santo Agostinho, de Curitiba. "Chegamos ontem [terça-feira] e queremos ver o papa logo", disse a coordenadora do grupo, Cíntia Nassif.

Outros jovens, como a estudante de Zootecnia Bella Pimenta e outros peregrinos da Paróquia da Nossa Senhora da Visitação, também na capital paranaense, foram a shows e a outras atividades organizados pela Arquidiocese. Como terá a sorte de estar no palco com o papa, na vigília do próximo sábado em Guaratiba, no Campus Fidei, ela também aproveitou o dia para pegar o convite especial a que tem direito. "Tenho certeza de que será um momento inesquecível", afirmou.

VIDA E CIDADANIA | 0:34

Apesar do sacrifício, peregrinas de Curitiba dizem que vale a pena tomar banho frio para ver o Papa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]