• Carregando...
 |
| Foto:

"Cristo bota fé nos jovens", discursa o papa

Em um português com leve sotaque e estilo coloquial, o papa Francisco exaltou em seu discurso no Palácio do Guanabara, nesta segunda-feira (22), a importância dos jovens, a quem chamou de "menina dos olhos".

O pontífice afirmou que veio ao Brasil para se juntar a jovens de todo o mundo, que foram atraídos ao país pelo braços do Cristo Redentor. "Cristo abre espaço para eles porque sabe que a energia pode ser maior do que o coração", afirmou em discurso.

"Cristo bota fé nos jovens e confia-lhes o futuro e sua própria casa. E também os jovens botam fé em cristo", complementou o pontífice. No discurso, o papa Francisco reforçou o estilo de recusa a ostentações ao dizer que não trazia ouro, nem prata, mas apenas Jesus Cristo.

O pontífice falou por menos de 15 minutos a autoridades e jornalistas na sede do governo do Rio de Janeiro.

O papa latino-americano

Nascido em Buenos Aires, em 1936, filho de um ferroviário que emigrou de Turim, na Itália, para a Argentina, o papa Francisco recebeu na pia bastismal o nome de Jorge Mario Bergoglio. Sua primeira vocação foi a química, mas em 1958, concluída a escola técnica, ele decidiu ingressar na Companhia de Jesus para começar os estudos preparatórios para a ordenação sacerdotal.

Leia matéria completa.

"Não concedo entrevistas, é muito cansativo"

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (22) que não concede entrevistas, porque é "muito cansativo", mas se mostrou encantado em saudar um por um os 70 jornalistas que lhe acompanharam no avião que o levou de Roma ao Rio de Janeiro. "Não dou entrevistas, porque... não sei..., não posso. É assim para mim. É cansativo fazê-lo", declarou Francisco durante o encontro com os jornalistas no avião, entre eles a Agência Efe, que se prolongou durante mais de uma hora.

Leia matéria completa.

A espontaneidade e a simplicidade do papa Francisco causaram preocupação em suas primeiras horas no Brasil nesta segunda-feira (22). Após desembarcar no Aeroporto do Galeão, o pontífice exigiu um esforço da equipe de segurança pela proximidade com que os peregrinos conseguiram chegar do carro do papa.

Veja fotos da festa dos fiéis no Rio

Veja algumas frases do papa Francisco.

Confira a agenda do papa no Brasil

Galeria de imagens do papa Francisco no Brasil

Assista ao vídeo da passagem do papa pela Catedral do Rio

Antes de entrar no papamóvel, o papa percorreu vias da cidade em um veículo comum, com a janela aberta, e chegou a ficar preso em meio a um corredor de ônibus. No percurso, ele cumprimentou fiéis e beijou ao menos três crianças.

O papa chegou ao Brasil às 15h43, na base aérea do aeroporto internacional do Galeão. Foi colocado um tapete vermelho para o pontífice passar. Às 16h01 ele desceu as escadas com um sorriso no rosto e foi saudado pela presidente Dilma Rousseff. O papa recebeu flores de duas crianças e deu um beijo no rosto delas.

Ele foi recepcionado pelo toque de corneta e duas filas de militares - tratamento dispensado aos chefes de Estado que visitam o país. A banda da base aérea e um coral formado por 120 jovens interpretaram o tema da Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional de católicos que ocorre de terça (23) a domingo (28).

A comitiva que recebeu o papa tinha o vice-presidente Michel Temer e mais oito autoridades, como o governador do Rio, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

"O papa já chegou"

Em um carro comum, com a janela abaixada, Francisco seguiu para o Centro da cidade. No caminho, acenava para ocupantes de outros veículos e para os fiéis que se aglomeravam nas ruas. No Centro da cidade, a multidão gritava: "ou, ou, ou, o papa já chegou". Os sinos da Catedral Metropolitana, no Rio, tocaram no momento da chegada do papa.

Durante o percurso do aeroporto até o Centro a comitiva do papa foi cercada pela multidão, que tentava chegar próximo ao carro onde o pontífice estava. Com os vidros do veículo abertos, Francisco mostrou carisma e bom humor. O trânsito ficou congestionado por causa da multidão.

Em seguida, Francisco percorreu o Centro do Rio no papamóvel e seguiu até o Theatro Municipal do Rio. O veículo parou por alguns instantes na esquina das ruas Araújo Porto Alegre com México, no final da tarde, para beijar e abraçar uma menina de um ano e oito meses.

Seguranças ajudaram a levar a criança até o pontífice. "Fiquei muito emocionada. A gente está tremendo até agora", disse chorando a mãe da menina Izadora, Thaís Ramos, de 26 anos.

Peregrinos que acompanhavam a passagem do papa quiseram tocar e fotografar a criança para guardar de recordação. "Esse gesto dele simboliza a renovação da igreja. Valeu muito a pena esperar para ver essa cena linda", afirmou Maria Ilza Guedes, de 46 anos, previdenciária.

Discurso

Depois de saudar a população no papamóvel, Francisco seguiu de helicóptero para o Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, para seu primeiro compromisso oficial no Brasil.

"Cristo bota fé nos jovens", disse Francisco em seu discurso. "Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal... Ninguém se sente excluído do afeto do papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, temos que recordar Nossa Senhora Aparecida. Desde já a todos eu abençoo. Obrigado pelo acolhimento". Em seguida, o papa se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, a portas fechadas.

Por volta das 19h50 o pontífice chegou à Residência Assunção, no bairro Sumaré, onde ficará hospedado na estadia no Rio. Francisco chegou no mesmo Fiat Idea prata que foi usado no traslado desde a saída da Base Aérea do Galeão, onde pousou às 16h45.

Peregrinos lotam região da Catedral do Rio

As ruas próximas à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, local em que o papa Francisco fará a sua primeira aparição aos peregrinos, estão lotadas. Grupos de pessoas de todos os continentes chegaram cedo para guardar lugar em frente à fachada da igreja.

"Viemos cedo, na esperança de ver o papa o mais próximo possível", disse a psicóloga argentina Angeles Zimmermann, de 25 anos. Ela é voluntária na JMJ e está no Brasil desde o dia 15 de julho, com o encargo de dar informações aos peregrinos nas estações de metrô.

"Vamos ficar aqui até ele aparecer", completou outra argentina, Amalia Gimbatti, de 19 anos, estudante de Direito. Depois de desembarcar no Galeão, às 16 horas, o pontífice virá em um carro blindado até a Catedral, quando entrará no Papamóvel e circulará pelas ruas do Centro da cidade até o Theatro Municipal. A multidão espera o papa cantando em diversos idiomas, como o inglês, italiano, espanhol, francês, polonês e, é claro, o português.

Jornalistas de 70 nacionalidades fazem a cobertura da chegada do papa

No Centro de Mídia da Jornada Mundial da Juventude, no Forte de Copacabana, bochechas avermelhadas pelo sol de hoje (22) no Rio, rostos bronzeados e negros e idiomas de sonoridades diversas comprovam os números que a cobertura do evento já coleciona antes de sua abertura oficial: jornalistas de 70 nacionalidades se credenciaram para acompanhar a passagem do papa e dos peregrinos pela cidade.

VIDA E CIDADANIA| 1:11

Confira imagens da saída do Papa Francisco da Catedral de São Sebastião, nesta segunda-feira

Voltar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]