• Carregando...
Montagem do palco para a missa em Copacabana, no Rio de Janeiro. “Imprevisível”, Francisco desembarca hoje na cidade | Marcelo Fonseca/Folhapress
Montagem do palco para a missa em Copacabana, no Rio de Janeiro. “Imprevisível”, Francisco desembarca hoje na cidade| Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress

Grupo convoca manifestantes para dois atos

O grupo Anonymous Rio está convocando manifestantes pelo Facebook para dois atos que serão realizados durante a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a visita do papa Francisco ao Rio. O primeiro é hoje, no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, onde o pontífice vai ser saudado pela presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. A concentração será às 18 horas no Largo do Machado. Batizado de "Grande Ato Papa, veja como somos tratados", o segundo é na sexta-feira dia 26, na praia de Copacabana, onde são esperados 2 milhões de fiéis. A concentração será às 17 horas na estação do metrô Cardeal Arcoverde.

Enquanto no primeiro caso os manifestantes devem chegar ao Palácio Guanabara depois da agenda do papa (a cerimônia de boas-vindas no jardim, seguida de visita de cortesia à presidente dentro do palácio estão marcadas para as 17h e 17h40), no segundo a convocação é no horário do início da Via-Crúcis que será encenada na Praia de Copacabana. Comparada em dimensões à festa do réveillon de Copacabana, a encenação é uma das principais atividades da JMJ.

"Não se trata de um protesto contra o papa nem a Igreja Católica", esclarece o Anonymous. "A ideia é aproveitar a presença do papa, de seus turistas e da mídia global durante a celebração em Copacabana. Será mais um grito contra a corrupção e por serviços públicos mais dignos", diz a convocação.

O grupo é contra os gastos públicos com a realização do evento, contra o governador e o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo, e contra os excessos cometidos pela PM contra manifestantes nos últimos protestos no Rio. Eles também defendem o estado laico.

Quinta-feira passada, a Se­­cretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Even­tos, do Ministério da Justiça divulgou que não serão feitas barreiras em Copacabana para impedir a passagem de manifestantes. Mas não serão permitidos protestos que atrapalhem o andamento das atividades religiosas, tampouco o uso de violência. Agentes da Polícia Federal estarão infiltrados no meio da multidão para identificar casos suspeitos.

Agência Estado

Peregrinação

Jovem de Toledo irá participar da JMJ e pregar com banhistas

O peregrino Jean Henrique da Silva, 24 anos, veio ao Rio de Janeiro não apenas para participar da Jornada Mundial da Juventude, mas também para levar a Palavra de Deus a lugares que "a missão não alcança". O encontro mundial dos católicos começa na terça-feira na cidade e vai até o domingo.

Silva faz parte do grupo de jovens da Renovação Carismática Católica. Em duplas, eles caminharam na manhã de ontem pelas praias de Ipanema e Leblon, na zona sul do Rio, abordando banhistas. O mesmo será feito, de acordo com os jovens, nos demais dias da semana em outras praias e em comunidades.

"Vamos sempre em casal, um menino e uma menina. Cada vez é um que fala. Se for um grupo com mais homens, o menino fala. O mesmo ocorre com as mulheres", conta.

O jovem, que é de Toledo, no Oeste do Paraná, diz que eles se apresentam como missionários da Igreja e perguntam para quem eles abordam se podem trazer uma mensagem.

"Se aceitarem, falamos sobre Deus. Dizemos que Deus ama a todos, apesar dos momentos de dificuldades".

Silva faz parte da Renovação Carismática Católica há oito anos. "Antes, costumava brigar muito com os meus pais. Também bebia bastante. Tudo mudou depois que um amigo me chamou para participar de um grupo, que fazia reuniões semanais. Me interessei e acabei ficando muito engajado", conta.

Folhapress

  • Jovens posam para foto ao lado de escultura do papa

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou ontem que o papa Francisco pode tudo em sua visita ao Rio, inclusive andar de bicicleta. Paes, que ressaltou a imprevisibilidade do sumo pontífice, disse que a cidade está preparada, mas que haverá "contingências". Francisco chega hoje ao Rio para participar do Jornada Mundial da Juventude.

"O papa Francisco pode tudo, mas é óbvio que ele não é um cidadão comum. Todo lugar em que ele for, a gente vai ter que se preparar, mas não vamos proibir ele de fazer o que quiser na cidade. Se quiser andar de bicicleta, se quiser passear a pé, se quiser ir de carro aberto ele pode", afirmou Paes em entrevista coletiva no Centro de Operações da prefeitura.

Questionado se foi solicitado para o papa usar o papamóvel fechado, ele afirmou que esse é "um pedido impossível a se fazer a Francisco". Paes afirmou que serão dias de muita paz e muita alegria, "mas também com algumas contingências pelo estilo informal do papa Francisco".

A primeira mudança foi anunciada anteontem, quando foi comunicado que o sumo pontífice faria um trajeto com o papamóvel aberto pelo centro da cidade."Ainda não temos clareza se ele irá fazer os trajetos de carro fechado, aberto ou às vezes de helicóptero. Eu tendo a acreditar que dada as características do papa Francisco e pelas notícias que temos tido até agora, ele vai fazer muita coisa de carro aberto. Isso não é um problema para a cidade do Rio de Janeiro", afirmou.

Paes pediu compreensão dos cariocas pelos transtornos. "Dada a sua popularidade, teremos obviamente contingências e transtornos no locais que ele for visitar."

"Acho que devemos nos preparar. Pelo estilo do papa, a chance dele sair de carro aberto, parando e falando com as pessoas é grande. Confesso que não vejo isso como um problema, é uma qualidade do papa que deve ser saudada", afirmou.

Argentinos

O prefeito afirmou que foi informado pela Igreja Católica que o papa pretende fazer um encontro com peregrinos argentinos. A data ainda não está definida, mas Paes solicitou que ocorresse a partir de quinta-feira, quando será feriado na cidade. "Isso mostra mais uma vez uma certa imprevisibilidade do papa Francisco", disse. "A cidade foi invadida pelos argentinos, no bom sentido. Percebemos uma alegria dos argentinos aqui." O encontro deve ocorrer no Terreirão do Samba, na Praça Onze, no Centro.

Outro encontro está previsto com os esportistas, com presenças confirmadas de Pelé e Oscar Schimdt. O jogador de futebol Neymar também pode comparecer. O site do Vaticano informa isso ocorrerá na quinta-feira, às 9h45.

Comércio milionário

O papa Francisco vende. O comércio de artigos religiosos registra um considerável aumento nas vendas antes mesmo de sua chegada, prevista para hoje, no Rio. De broches a camisetas, de livros com tiragens esgotadas a CDs que já faturaram disco de platina dupla, a JMJ está impulsionando o setor. Os itens mais vendidos no site da Jornada são as camisetas com a logomarca da JMJ, com a estampa Keep Calm e a de boas-vindas a Francisco. A organização da JMJ não fornece previsão de faturamento, mas a estimativa é algo entre R$ 15 milhões e R$ 21 milhões.

No Angelus, Francisco pede orações de fiéis

Folhapress

No último Angelus antes de em­barcar ao Brasil, o papa Fran­cisco pediu aos fieis que o acompanhem em orações du­rante a Jornada Mundial da Juventude. "Peço-lhes para me acompanhar espiritualmente em oração na primeira viagem apostólica que farei a partir de amanhã. Como vocês sabem, vou viajar ao Rio de Janeiro, no Brasil, por ocasião da 28.ª Jornada Mundial da Juventude", disse ontem o papa argentino à Praça de São Pedro."Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Je­sus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na praça, façam a mesma pergunta ao Senhor. Estarão lá tantos jovens, de todo o mundo. Penso que pode se chamar a semana da juventude!", disse.

Pouco antes, Francisco voltou falar sobre a importância da aproximação com os pobres: "Uma oração que não leva a ações concretas para o irmão pobre, o carente de ajuda, o necessitado, é uma oração incompleta."

Mensagem

Ontem, o papa voltou a falar sobre a Jornada Mundial da Juventude no Twitter. Ele escreveu um pequeno texto destinado aos que não poderão participar do evento."Quantos gostariam de estar no Rio para a JMJ, mas não podem! Que se sintam bem-vindos entre nós, por meio da oração", leu-se no tuíte do papa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]