• Carregando...
Os amigos Bruno e Gustavo competiram vestidos a caráter | Lara Grünfeld, Divulgação
Os amigos Bruno e Gustavo competiram vestidos a caráter| Foto: Lara Grünfeld, Divulgação

Foi uma corrida tão inédita quanto maluca. Já às 10 horas da manhã do último sábado, uma hora antes da largada da primeira bateria da Regata de Pedalinhos, o Passeio Público era tomado por seres nunca antes vistos por aquelas bandas: rapazes fantasiados de piratas, senhoras com calça de ginástica na expectativa da pedalada, e jovens que, de improviso, tiraram algo do guarda-­roupa para fazer diferença no evento que ajudou a devolver, ainda que temporariamente, o primeiro parque de Curitiba a seus habitantes.

Veja como foi a Vinada Cultural

Com um quepe de marinheiro que lhe caiu muito bem, o humorista Miau Carraro segurava a ansiedade dos inveterados participantes, criando trocadilhos com seus nomes ou sugerindo o melhor caminho por aquele circuito desconhecido. Depois de quase quatro horas de navegação, 12 duplas se classificaram para a grande final, que ocorre no próximo sábado.

Na segunda das seis baterias estava a dupla formada por Ênio Vermelho Júnior e Daniel Castro. Vestidos com a camisa do Paraná Clube, os dois se abraçaram com gosto a um "honroso" último lugar, e inovaram ao cruzarem a linha de chegada de ré. "A participação foi um sucesso, só o resultado que não", diz Castro, jornalista de 21 anos. Parte da inglória, sugere o jovem que não tinha o costume de frequentar o parque, pode ter sido o próprio pedalinho número 9, último lugar também em outras baterias durante o sábado. "Mas não é desculpa. Preciso treinar mais para a ‘corrida de inverno’", afirma, já pensando em uma nova regata e suscitando uma possível tradição. "Prometo chegar de costas novamente."

Finalíssima

Castro reforça o coro da grande maioria dos participantes, que dizem "fazia tempo que não íamos ao Passeio." É o caso de Gustavo Bonvin, 19 anos, um dos campeões da terceira bateria. "Minha relação com o parque era inexistente. Fui uma vez só, quando tinha três anos", conta Bonvin, estudante de Engenharia de Controle e Automação.

Ao lado do amigo Bruno Ruppel, vestiu touca e óculos de natação para encarar a brincadeira que virou um desafio – durante a corrida, se enroscaram e duelaram com um barquinho ocupado por duas senhoras muito competitivas. Mas venceram e estarão na grande final, que será disputada a partir das 11 horas do próximo sábado, nas mesmas condições. O campeão dos campeões vai receber o Troféu Vitamina (Henrique Schimidlin) de Pedalinho.

Lazer

Público da Vinada Cultural supera expectativas

A primeira edição da Vinada Cultural, evento realizado pela Gazeta do Povo, prefeitura de Curitiba e Abrasel, no último sábado, mostrou que a vina é um patrimônio gastronômico e cultural da cidade. Foram vendidos cerca de 9 mil cachorros-quentes, segundo dados atualizados (a Gazeta do Povo chegou a divulgar o número de 14 mil). A Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas receberá R$ 1 por lanche vendido.

O público de 20 mil pessoas que compareceu ao Passeio Público superou a expectativa da organização, que aguardava a venda de 3 mil lanches. Como os dogueiros escolhidos são profissionais com estruturas de pequeno porte, em sua maioria, preparadas para atender apenas centenas de pessoas por dia, houve filas e demora no atendimento em muitos momentos. O número de barracas também foi limitado em dez, para não afetar o funcionamento do parque. Por volta das 15 horas, a venda de cachorros-quentes foi suspensa, para que as pessoas que já haviam comprado fichas fossem atendidas.

A organização ressalta que está atenta às falhas e estuda formas de evitá-las em edições futuras e em eventos semelhantes.

Os que estão na briga

Veja a relação das 12 duplas classificadas para a final da Regata de Pedalinhos. Serão três baterias com quatro pedalinhos. Da bateria final, com três barcos, sairá a dupla vencedora

- Ana Elisa de Castro Freitas e João Francisco Scherer

- Bruno Molteni e Juliana Rezende

- Dário Paixão e Angélica Paixão

- Robson Lima e Luiz Lima

- Gustavo Bonvin e Bruno Ruppel

- Bebel Fontana e Calioppe Melo Viana

- Murilo Silva e Fernanda Glinka

- Antoniela Forte e Carla Gerhardt

- Eduardo Ramos e Giovanni Ramos Sozzi

- Rogério Lopes e Taiza Lopes

- Luiza Mendonça e Rafael Soares

- Rodrigo Ferreira e Franco Ferreira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]