• Carregando...

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a 2.ª edição de um dicionário que tira dúvidas sobre o uso do hífen nas novas normas de ortografia. As principais definições se referem aos prefixos "co" e "re", que permaneciam uma incógnita. A primeira edição da obra, chamada "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" continha palavras desatualizadas.

A partir de agora, está decidido que não haverá hífen nas palavras reeleito, reeditar ou coautor, por exemplo. Outra definição, que pode parecer estranha, é a do vocábulo coerdeiro – em substituição a co-herdeiro.

Vale lembrar que até o fim de 2012 é possível escrever tanto "co-autor" quanto "coautor", já que a norma antiga de escrita conviverá com a nova.

Dicionário

A primeira edição do "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" da Academia Brasileira de Letras foi publicada pela Companhia Editora Nacional e vendeu 15 mil exemplares.

O livro de referência foi atualizado na segunda edição, lançada nesta segunda-feira (12). A nova edição do livro reúne 33 mil verbetes, textos da história da ABL, um histórico da língua portuguesa, orientações sobre a nova ortografia e correção das palavras da 1ª edição. Ao todo são 1.312 páginas com a divisão silábica das palavras e orientações sobre a pronúncia. Também há exemplos de uso dos vocábulos, além de explicações sobre regionalismos e conjugação de verbos.

Segundo a assessoria de imprensa da editora, as palavras que foram corrigidas serão incorporadas ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) – a obra de referência da ABL que extinguirá as dúvidas sobre as alterações na ortografia.

Serviço: Dicionário escolar da língua portuguesa. Academia Brasileira de Letras - Organizador: Evanildo C. Bechara. Páginas: 1.312. 2º Edição. Ano 2009. Preço sugerido: R$ 32,90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]