• Carregando...
A dupla londrinense Fernando e Sorocaba é hoje uma das mais populares do país | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A dupla londrinense Fernando e Sorocaba é hoje uma das mais populares do país| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
  • O trio Nevilton.
  • Banda Blindagem

Usando uma expressão bastante conhecida, é possível dizer que o Paraná já foi cantado em verso e prosa. As belezas do estado e as características de seu povo já renderam canções nos mais diversos estilos: rock, reggae, sertanejo e até funk carioca.

A seguir você conhece ou relembra algumas das músicas que têm a cara do paranaense:

'Bicho do Paraná', João Lopes

A música, que já foi tema de comercial de televisão na década de 1980, se tornou uma espécie de hino extra-oficial do Paraná. Misturando música caipira e rock'n roll, João Lopes exalta o orgulho de ser paranaense. De acordo com ele, a canção nasceu após uma tentativa frustrada de fazer sucesso no Rio de Janeiro.

'A Barca', Djambi

Um dos principais destinos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel é o reduto de milhares de jovens que buscam diversão no litoral. A Djambi, uma das principais bandas de reggae do estado, aproveitou o clima 'paz e amor' do local para fazer esta música, que canta as belezas da ilha e também orienta os turistas, para que não deixem sujeira no local.

'Lá Vai o Trem', Blindagem

A mais famosa banda de rock paranaense também fez sua homenagem à riqueza turística e natural do Paraná. Na levada do blues, o saudoso Ivo Blindagem canta o trajeto percorrido pelo trem que corta a Serra do Mar entre Curitiba e Paranaguá. "Beleza como esta você só encontra aqui", garantem os roqueiros.

'Paraná Querido', Milionário e Zé Rico

"Paraná querido sua terra e seu povo eu venho de novo homenagear". São os primeiros versos cantados pela consagrada dupla sertaneja. A homenagem cita nada menos que 61 cidades paranaenses. Apesar de ser pernambucano de nascimento, José Rico foi criado no município de Terra Rica, no noroeste do estado.

'Mulher do Paraná', Fernando e Sorocaba

Fernando e Sorocaba se conheceram em Londrina, onde formaram a dupla que hoje é um fenômeno entre os fãs da música sertaneja. O sucesso não fez com que os dois esquecessem suas origens, especialmente o público feminino. Nesta música, relatam o encontro com a moça mais bonita que já viram no Paraná.

'Nas Esquinas de Umuarama', Nevilton

Da cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná, vem a banda de rock Nevilton, que começou a ganhar projeção nacional no ano passado. Os rapazes foram considerados uma das principais revelações do cenário roqueiro. Uma de suas primeiras músicas relata um misto de tédio e encantamento com a vida no interior.

'Curitiba Funk City', Bonde das Impostora

Um paulista, uma carioca e uma curitibana formam este trio, que trouxe para a capital paranaense o deboche do funk. A letra faz graça com tudo aquilo que caracteriza o universo da capital, como o frio, o ligeirinho e o linguajar característico. O refrão não poderia ser mais emblemático: "leite quente dá dor nos dente".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]