i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Cultura

Sete municípios paranaenses que receberam nomes de personalidades

Políticos, militares e profissionais emprestaram seus nomes para as cidades paranaenses

  • PorAnderson Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
  • 31/10/2011 21:46
Ulysses Guimarães exibe a Constituição de 1988: nome do político batiza a cidade de Doutor Ulysses | Arquivo/ ABr
Ulysses Guimarães exibe a Constituição de 1988: nome do político batiza a cidade de Doutor Ulysses| Foto: Arquivo/ ABr
 |

Confira outros conteúdos do projeto Retratos Paraná e acesse a base de dados sobre os municípios do estado.

Clique aqui.

Um dos expedientes mais comuns ao denominar os municípios é homenagear personalidades. Políticos, militares e profissionais liberais estão entre os que mais emprestaram seus nomes para as cidades paranaenses. Uns com participação ativa na história dos municípios, outros nem tanto.

Descubra quem foram sete dessas personalidades que também fazem parte da geografia do Paraná, com informações do livro "Municípios Paranaenses Origens e Significados de Seus Nomes":

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil.

Capitão Leônidas Marques

Capitão do Exército, Leônidas Marques dos Santos representou o governo do estado na solução de problemas fundiários no sudoeste paranaense. Seu filho Brasílio regularizou as terras do município.

Cruz Machado

Antônio Cândido da Cruz Machado foi Senador do Império pela Província de Minas Gerais. Benemérito paranaense, foi favorável à emancipação política da Província do Paraná, em 1853.

Doutor Ulysses

Homenagem ao deputado federal de São Paulo Ulysses Guimarães, fundador do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e com importante participação na luta pela redemocratização do país. Faleceu em um acidente aéreo em 1992.

Francisco Beltrão

Engenheiro civil, Francisco Trevisani Beltrão foi diretor do Departamento do Oeste e iniciador do povoamento do município.

Marechal Cândido Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon era mato-grossense e se formou em engenharia militar. Tornou-se um dos maiores sertanistas da história do Brasil.

Teixeira Soares

O engenheiro Teixeira Soares participou da construção do trecho da Serra do Mar e do planalto da ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Fonte: Livro "Municípios Paranaenses Origens e Significados de Seus Nomes", de João Carlos Vicente Ferreira

Os nomes apresentados aqui são alguns exemplos de uma grande listagem de cidades. No formulário abaixo, você pode citar outros exemplos. Participe!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.