• Carregando...
Isaura teve dois dos cinco filhos em casa, ganhou experiência e se tornou parteira na comunidade indígena guarani de Chopinzinho | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Isaura teve dois dos cinco filhos em casa, ganhou experiência e se tornou parteira na comunidade indígena guarani de Chopinzinho| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo
 |

Pastoral precisa de mais voluntários

Chopinzinho está entre os municípios que não de­­vem atingir até 2015 a meta de redução de dois ter­ços da mortalidade na infância, segundo o Observa­tó­rio dos Indicadores de Sustentabilidade. A cidade regis­­trou oito mortes de menores de cinco anos a cada mil nascidos vivos em 1990, índice que subiu para 35, em 2009. A coordenadora paroquial da Pasto­ral da Crian­ça de Chopinzinho, Eva Conceição, aponta que a pobreza influencia nos indicadores. Nos trabalhos em comunidades carentes e indígenas, ela observa muitas adolescentes grávidas e, em alguns casos, baixa higiene. É preciso que mais pessoas participem da pastoral, já que alguns bairros ficam desassistidos.

A secretária municipal da Saúde de Chopinzinho, Ivete Maria Lorenzi, afirma que as gestantes têm acesso ao pré-natal, com busca ativa das que faltam nas consultas, e que a cobertura do Programa Saúde da Família é de 100% na cidade, com prioridade para o atendimento à gestante e à criança.

De acordo do Ivete, em 2011 foram registrados cinco mortes infantis, taxa de 19,6 óbitos por mil nascidos vivos. Segundo ela, os cinco óbitos foram avaliados e classificados pelo Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil como inevitáveis. Nenhum deles foi registrado entre indígenas, ao contrário de anos anteriores. (BMW)

Transição

Situação nas aldeias se agrava no final do ano

O atendimento de saúde dos indígenas ficou prejudicado no final deste ano, quando foram paralisadas as atividades nas reservas em várias partes do Brasil. O motivo foi a transição do atendimento da saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde. Os convênios foram encerrados no dia 30 de outubro e, até a situação se normalizar, os índios ficaram sem atendimento.

O chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Litoral Sul, Paulo dos Santos Camargo, afirma que a previsão é regularizar os serviços até o dia 31 deste mês e "começar o ano com tudo praticamente resolvido". Segundo ele, a contratação de pessoal está praticamente finalizada e a parte mais complicada a ser concluída é a aquisição de insumos, como medicamentos e produtos alimentícios.

Óbitos

Com relação à mortalidade infantil, Camargo aponta que a maioria dos óbitos acontece fora das aldeias. Ele completa que nas aldeias as equipes de saúde fazem o acompanhamento, respeitando as tradições indígenas, e que a comunidade de Chopinzinho não está entre as áreas mais preocupantes. (BMW)

Gravidez entre adolescentes, mães com poucos anos de estudo, baixa procura por atendimento mé­­dico e partos feitos em casa são algumas das situações de risco que podem ser observadas na comunidade indígena guarani em Cho­pin­­zinho, no Sudoeste do Paraná. A realidade, que não é exclusiva des­­ta localidade, mostra alguns dos de­­safios para a diminuição da mor­­talidade infantil no estado. Para se ter uma ideia, a taxa parana­­ense de 12 mortes de crianças de até um ano por mil nascidos vivos sobe para 25 entre os negros e indígenas.

Pesquisando a mortalidade infantil de 2006 a 2010, percebe-se que os indicadores são influenciados por condições socioeconômicas e de raça. O índice de mortalidade infantil sobe para 22 mortes entre gestantes com até três anos de estudo e com menos de 21 anos de idade. E a taxa média paranaense dobra quando se analisa a realidade dos indígenas.

Grávida do sexto filho, a artesã guarani Silmira Alves, de 25 anos, por exemplo, disse ter vergonha de ir ao médico. Antes ela recebia suporte na reserva, mas, devido à interrupção temporária do convênio, em novembro foi em busca de atendimento no posto de saúde de Chopinzinho. Não conseguiu se comunicar e voltou sem marcar a consulta. Dos cinco primeiros filhos, teve dois em casa.

Na reserva é comum encontrar mulheres que já fizeram partos. "A gente ouve as pessoas mais adultas fa­­lar como é. Daí a gente aprende", diz a artesã guarani Isaura Fagun­des, de 28 anos. Ela fez o primeiro parto quando a vizinha estava em casa com contrações. Chovia e não havia condições de ir ao hospital. Isaura acabou fazendo o parto. Grávida do sexto filho, a artesã re­­conhece, no entanto, a importância do acompanhamento médico e prefere ter o bebê no hospital.

Riscos

Desnutrição, baixa higiene e rejeição a crianças com necessidades es­­peciais são outras situações de risco entre gestantes guaranis. Classificar esse potencial de risco em todo o Paraná está entre os objetivos das políticas públicas estaduais, aponta a superintendente da atenção primária da Se­­cretaria Estadual de Saúde, Márcia Huçulak. "Se a gente focar em grupos de risco, podemos mudar radicalmente esse indicador no Para­ná", diz. Previsto para ser lançado em abril de 2012, o programa Mãe Paranaense irá trabalhar a vigilância do óbito materno e infantil, acompanhar as futuras mães e trabalhar ações junto aos municípios.

Levantamento do Observatório dos Indicadores de Sustenta­bi­li­­dade (Orbis) de 2011 apontou que 60 municípios do estado dificilmente atingirão a meta de redução de dois terços da mortalidade de cri­­anças até cinco anos de idade até 2015. A meta faz parte dos Objeti­vos de Desenvolvimento do Milê­nio, acordo intermediado pela Or­­ga­­nização das Nações Unidas (ONU).

Os responsáveis pelos indicadores paranaenses fazem a ressalva de que o número é calculado a cada mil nascidos vivos e, dessa forma, uma morte pode causar um grande efeito na taxa como um todo nos municípios com menos habitantes. Nesse sentido, o levantamento serve mais como um alerta de que é preciso avançar na área em determinados municípios. "O estado atingiu 96% dessa meta. Temos mais quatro anos para fazer os outros 4%", afirma o coordenador do Orbis, Alby Rocha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]