i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
“cidade mais companheira”

O município que une forças às causas locais

Francisco Beltrão registra a maior proporção de representantes do Rotary Club do Brasil, com participação ativa na criação de entidades associativas e ampliação da representatividade política

  • PorFrancisco Beltrão - Anderson Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
  • 10/12/2011 21:05
A Fundação Rotária custeou 25% do valor da moradia onde Jurema Particheli vive com os filhos | Fotos: Hugo Harada / Gazeta do Povo
A Fundação Rotária custeou 25% do valor da moradia onde Jurema Particheli vive com os filhos| Foto: Fotos: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Entrevista

José Matias-Ribeiro, professor de Administração Pública da Universidade de Brasília (UnB).

Qual o papel de clubes de serviço como o Rotary no desenvolvimento dos municípios?

Essas instituições são extremamente importantes para a sociedade e para a administração pública. O Estado e as prefeituras estão conscientes de que não podem fazer tudo e atender todo tipo de demanda com qualidade. Nesse cenário, o terceiro setor, onde estão abrigados esses clubes, pode criar condições para que a sociedade funcione em ritmo de normalidade.

Como eles podem atuar?

Através de ações pontuais e de formas de conduta. Esses clubes têm pessoas com alto nível de qualificação, que pregam a ética e a moral. Esse intuito de colaborar é marcante no dia a dia.

De que forma a sociedade ganha com isso?

Essas instituições contribuem de maneira significativa para o exercício da cidadania, discutindo as demandas e levando-as ao poder público. Isso pode gerar um processo de envolvimento da população.

Em Francisco Beltrão, para onde se olha é possível encontrar alguma marca do Rotary Club, organização internacional que presta serviços humanitários e prega a ética e a paz. Os números explicam essa associação: para cada 200 habitantes existe um representante do clube de serviço, a maior proporção registrada em todo o Brasil. Com 11 clubes presentes, o município do Sudoeste paranaense ganhou o apelido de "cidade mais companheira do Brasil".

Com 78,9 mil habitantes, Francisco Beltrão possui atualmente mais de 400 rotarianos, entre empresários, profissionais liberais e líderes comunitários. Pode parecer pouco, mas os efeitos dessa presença saltam aos olhos. Além de projetos que incluem a construção de moradias, empréstimo de equipamentos hospitalares, educação no trânsito e meio ambiente, o Rotary teve participação ativa em questões envolvendo a criação de entidades associativas e a ampliação da representatividade política do município.

"É difícil enxergar Francisco Beltrão sem o Rotary. Desde o início, ele tem sido decisivo, encabeçando parcerias, somando forças com entidades e o poder público. E quando se tem um somatório de forças tudo fica mais fácil", diz o empresário Edgar Behne, governador do Distrito 4.640, que congrega municípios do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado. Com 91 clubes e 2,6 mil associados, é o maior distrito de toda a América Latina.

Trajetória

A história do Rotary em Francisco Beltrão começou em 1966, quando um grupo de 27 pessoas fundou o primeiro clube com o intuito de unir forças em torno das causas locais. "Nosso povo passou por muitas dificuldades, precisou lutar pela posse de suas terras. Isso nos uniu, fazendo com que o associativismo se fortalecesse", relata Névio Urio, ex-governador do distrito e atual coordenador assistente da Fundação Rotária. De acordo com ele, foi o Rotary quem bancou a construção do parque de exposições e articulou a criação da Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão.

Foi a partir de 1988 que teve início o processo de expansão do Rotary na cidade, com a criação de novos clubes. O 11.º foi instituído em novembro deste ano. Para seus representantes, essa profusão se deve aos projetos desenvolvidos pela organização, como o que viabilizou a construção de 152 casas para famílias carentes. A Fundação Rotária, entidade que gerencia recursos doados pelos rotarianos, custeia 25% do valor da moradia, enquanto outros 25% são bancados por uma entidade do exterior. Uma das beneficiadas foi a moradora Jurema Partichelli, que há sete anos deixou uma área de risco para ganhar um novo teto. "Nem preciso dizer o quanto mudou. Aqui sim é vida", avalia a desempregada que vive com três filhos.

Atendimentos

Também foi graças à Fundação Rotária que a Escola Oficina Adelíria Meurer, que atende crianças de baixa renda e em situação de risco, ganhou um novo laboratório de informática. Foram doados 35 computadores, que atendem 250 alunos e os pais deles. "O trabalho com informática é essencial para preparar esses estudantes para a vida", ressalta o diretor da escola, Wagno Antônio da Silva.

O Rotary disponibiliza ainda um banco de equipamentos médicos, como cadeiras de rodas, andadores, camas hospitalares e cadeiras para banho. A atuação passa por campanhas de educação no trânsito e incentivo ao voto em candidatos locais, o que ajudou a aumentar a representatividade política do município.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.