• Carregando...
Ivo Pitanguy vai ser submetido a exames nos próximos dias | Arnaldo Alves/Arquivo/Gazeta do Povo
Ivo Pitanguy vai ser submetido a exames nos próximos dias| Foto: Arnaldo Alves/Arquivo/Gazeta do Povo

Rio de Janeiro - O cirurgião plástico Ivo Pitanguy está internado desde a tarde de ontem no Hospital Samaritano, no Rio, com infecção respiratória. Ele passou mal em sua casa de veraneio, na Ilha dos Porcos, em Angra dos Reis, litoral sul do estado do Rio, e recebeu o primeiro atendimento na cidade. O cirurgião, que tem 82 anos, foi transferido para a capital de helicóptero.

Segundo Honório Vargas, cardiologista que o atendeu ainda no Pronto-Socorro Municipal de Angra, o estado do paciente é "delicado". Vargas explicou que ele apresentou quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica, que é relacionada à idade e dificulta a respiração.

Pitanguy deixou o hospital precisando de oxigênio suplementar. "Nesses casos, a oxigenação do sangue fica comprometida. A situação é delicada e inspira cuidados. Mas ele tem saúde boa e a tendência é que isso se resolva no ambiente hospitalar", afirmou o cardiologista.

Às 19 horas, o Samaritano informou que o quadro clínico continuava o mesmo, acrescentando apenas que ele será submetido a uma série de exames nos próximos dias e que respira com ajuda de um balão de oxigênio. Um boletim médico está previsto para hoje.

De acordo com Vargas, Pitanguy "vinha com uma espécie de gripe há muito tempo, tratada com antibiótico, mas houve piora." Ele não apresenta problemas no coração, disse o médico. Deixou o hospital, onde chegara às 8h30, lúcido e falando, apesar da dificuldade para respirar, e "comandou" o próprio atendimento.

Maior nome da cirurgia plástica brasileira, reconhecido internacionalmente como um mestre em sua especialidade, Pitanguy é mineiro e tem mais de 50 anos de carreira. Já realizou em torno de 60 mil cirurgias, tendo atendido a chefes de estado e artistas, e é autor de mais de 800 trabalhos publicados em revistas científicas.

Professor e escritor, é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1990 e já recebeu títulos de universidades de todo o mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]