Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São José dos Pinhais

Estagiário de Direito é preso acusado de furtar armas de Fórum

Rapaz se valia de sua função de estagiário no fórum para furtar as armas. Outras quatro pessoas foram detidas, acusadas de participação no esquema

Um estudante de Direito de 18 anos, que era estagiário da 1ª Vara Criminal do Fórum de São José dos Pinhais, na região metropolitana, foi preso na quarta-feira (25), acusado de desviar armas que haviam sido apreendidas em inquéritos policiais. Bruno Marciano de Andrade foi detido na faculdade em que estudava – que não teve o nome divulgado. O rapaz é acusado de furtar pelo menos nove armas.

O mandado de prisão de Andrade havia sido expedido pela Justiça a pedido do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), que já investigava o desvio das armas. De acordo com informações da delegacia de São José dos Pinhais, o rapaz se valia de sua função de estagiário para ter acesso ao armamento que ficava guardados no fórum.

Andrade conseguiu pegar pelo menos cinco pistolas (uma calibre 40 e quatro calibre 380) e quatro revólveres calibre 38. De acordo com a polícia, o armamento era repassado a quatro homens, que também foram presos. Eles são Diego Araújo Rocha, Miguel Angel de Oliveira, Nilson Jacinto Alves e Luciano dos Santos Bueno. Com um deles, foram encontrados R$ 5 mil, em dinheiro.

Segundo o superintendente da delegacia, José Carlos Colaço, Andrade alegou, em depoimento, que estava sendo coagido pelo grupo a furtar as armas e a repassá-las a eles. A polícia trabalha com duas linhas de investigação. A primeira é de que a quadrilha estaria se armando para praticar crimes em Curitiba e região metropolitana. A outra é de que o grupo vendia as armas no mercado paralelo. "Vamos investigar se, de fato, essas armas eram vendidas e quem as comprava. Queremos chegar aos receptadores", disse o delegado Osmar Dechiche.

Força tarefa

Para a polícia, a quantidade de armas desviadas pelo estagiário pode ser ainda maior. Nesta quinta-feira (26), o delegado Dechiche informou que a polícia vai fazer uma força tarefa, em conjunto com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, para elaborar um levantamento dos armamentos apreendidos em inquérito que estavam no fórum de São José dos Pinhais.

Os cinco acusados estão detidos na carceragem da delegacia de São José dos Pinhais. Eles foram autuados por porte e posse ilegais de arma de fogo e por formação de quadrilha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.