• Carregando...

Programas de incentivo ao primeiro emprego e encaminhamento ao estágio são alternativas oferecidas aos jovens que buscam uma colocação profissional. O governo federal possui, desde 2003, o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), que já atendeu 560 mil jovens de 16 a 24 anos, com média de inserção no mercado de 34,4%.

De iniciativa privada ou filantrópica, os estágios também são vistos como um pontapé inicial para o primeiro emprego. No Paraná, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PR) e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-PR), é uma das entidades que fazem a intermediação entre os estudantes e as empresas. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e cursar o ensino médio ou superior.

Apesar das alternativas, o número de vagas ainda é bem inferior ao de interessados. O Ciee-PR é uma entidade filantrópica que possui 125 mil estudantes cadastrados e oferece em média 32 mil vagas. De acordo com uma pesquisa feita pela instituição em 2004 em todo o país, 64% dos que fizeram estágio nos últimos cinco anos foram contratados. Já no IEL-PR cerca de 500 estudantes passam por mês pelo processo de seleção e 8,5 mil foram encaminhados ao mercado em 2005.

Informações sobre oportunidades de emprego ou estágio podem ser obtidas nos sites www.brasil.gov.br, www.cieepr.org.br e www.ielpr.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]