• Carregando...

As quadras com limite de uma hora

Rua Cândido Lopes (entre Ébano Pereira e Ermelino de Leão)Rua Dr. Muricy (entre Cruz Machado e Cândido Lopes)Rua Ébano Pereira (entre Cruz Machado e Cândido Lopes)Rua Marechal Floriano Peixoto (entre Marechal Deodoro e XV de Novembro)Rua Monsenhor Celso (entre Marechal Deodoro e José Loureiro)Rua Monsenhor Celso (entre José Loureiro e Pedro Ivo)Praça Tiradentes (em frente à Catedral de Curitiba, entre praça José Borges de Macedo e rua Padre Júlio de Campos)

Novas regras para o estacionamento em Curitiba. O cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR) passará a custar R$ 1 a partir de segunda-feira. Além do reajuste, a região chamada de micro-centro (veja as ruas no quadro) terá tempo de permanência reduzido para uma hora.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o valor antigo, de R$ 0,75, vigorava desde janeiro de 2001. Depois de quase sete anos, é a primeira vez que o preço do EstaR será reajustado. A prefeitura alega que o aumento servirá para cobrir os custos de organização e controle do sistema que garante a rotatividade nas vagas da região central da cidade e em algumas ruas de bairros onde há grande movimento comercial.

Na próxima semana, também será reduzido o tempo do EstaR em sete quadras do micro-centro da cidade, próximas da praça Tiradentes e do Marco Zero da cidade. O tempo máximo de estacionamento, que era de duas horas, será reduzido para uma hora. "As medidas foram necessárias por conta do crescimento da frota de veículos da cidade e a demanda pelas vagas tem crescido na mesma proporção nas áreas de maior movimento", explicou a diretora de trânsito, Rosângela Battistella, no site da prefeitura.

EstaR

Em Curitiba, as vagas de EstaR estão concentradas na região central e em algumas avenidas de bairros com grande movimento de comércio, como a República Argentina e a Padre Anchieta. Os cartões e talões do estacionamento regulamentado podem ser comprados em 34 estabelecimentos comerciais (papelarias, restaurantes e lojas) do Centro, identificados com placas do EstaR, ou com os agentes do EstaR . Em breve, o número de pontos será ampliado, com o credenciamento de novos estabelecimentos.

De acordo com a prefeitura, nos próximos meses será implantado o cartão-raspadinha para dificultar a falsificação e tornar o uso do cartão mais simples e rápido. Em vez de preencher dia, mês, hora e minuto, o motorista só precisa raspar os campos correspondentes.

Na maioria das vagas de EstaR, é possível permanecer com o carro estacionado por um período de até duas horas, usando dois cartões, mas é importante prestar atenção nas placas indicativas do limite de horário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]