Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Estátua de Tiradentes é retirada de praça para restauro

Escultura é uma das três peças do escultor paranaense João Turin que vão passar por revitalização

Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo | Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo (Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

A escultura de bronze de Tiradentes, que fica na praça de mesmo nome, no Centro de Curitiba, foi retirada na noite desta quinta-feira (25) para ser restaurada. O reparo da obra é parte de um programa coordenado por um ateliê e acompanhado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para revitalizar o acervo do artista paranaense João Turin (1878 - 1949). Outras duas obras do escultor, nascido em Morretes, já foram levadas para restauro em junho: a escultura de uma onça rugindo, que fica na rotatória da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, e a águia da Praça Santos Andrade. Ambas já estão sendo recuperadas e devem voltar a seus locais originais em agosto. Cada estátua demora, em média, um mês para ser restaurada.

De acordo com a FCC, a restauração das três obras fazem parte de um projeto exclusivo em relação ao acervo de Turin, e por enquanto ainda não há previsão de reforma de outros monumentos pela cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.