• Carregando...

Especialista e professor de pós-graduação sobre patologia nas edificações na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o engenheiro civil Claudio Slosaski explica que as sacadas também adoecem, por isso precisam constantemente de inspeção para evitar danos.

Os moradores poderiam ter previsto que a sacada iria cair?

Antes de tudo, o que aparece são as fissuras, trincas, que apontam que algo não está certo. Agora, as infiltrações na cobertura da sacada, por exemplo, com goteira e manchas marrons, são péssimo sinal. Caso apareçam, é preciso, urgentemente, que uma manutenção seja feita. A infiltração enferruja os ferros, que são a sustentação da sacada. Os ferros enferrujados facilmente se rompem e, aí, ocorre a queda da sacada ou marquise.

A marquise que caiu em Maringá tinha 300 quilos. A sacada não agüentou e o efeito foi dominó. Afinal, em média, quantos quilos uma sacada pode suportar?

O coeficiente de segurança é 150 quilos para cada metro quadrado. Mas é importante lembrar que uma coisa é quanto a sacada suporta de peso extra e outra é que ela precisa ter suporte para agüentar a própria estrutura. Uma sacada de um metro quadrado, por exemplo, deve suportar 150 quilos extras e mais 100 quilos de estrutura, por isso resiste a 250 quilos. Mas o engenheiro que calcula a estrutura, normalmente, faz ainda um coeficiente de segurança. Para a estrutura ruir, ela precisa ultrapassar 40% da carga prevista (somados os quilos extras e de estrutura). Se as sacadas caíram, era porque a estrutura estava dentro do mínimo de segurança.

O que provoca a queda da sacada?

A ponta da sacada em balanço é empurrada para baixo porque está solta. Esta flexão puxa os ferros que estão presos na fachada do prédio, é o chamado esforço de tração. Isto deve ser calculado. Quando a sacada cai é porque a tração foi maior do que a prevista. Falamos que o ferro entrou em escoamento, ou seja, esticou. A inspeção para evitar esses problemas deve ser feita a cada cinco anos. As sacadas adoecem por falta de manutenção.

Que tipos de interferência um morador pode fazer na sacada que pode colocá-la em risco?

O mais comum é o fechamento dela. Eles fazem do espaço uma extensão da sala, colocam móveis, aparelho de som. Você não calcula uma sacada para ter esse uso, apenas para que as pessoas circulem nela. Colocar muitos vasos de flor também é perigoso. Antes de tudo, a construtora deve ser solicitada para o morador saber se a sacada agüenta a estrutura que pretende-se colocar nela. Qualquer engenheiro, mesmo que não tenha feito a obra, também está capacitado para dar o laudo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]