• Carregando...

Estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fizeram uma manifestação diferente para protestar contra o atraso do repasse dos valores das bolsas para iniciação científica da Fundação Araucária, ligada a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O repasse deveria ter sido feito no dia 5, mas até agora não aconteceu. Os alunos foram às ruas da cidade e pediram “esmolas” aos motoristas que passavam pela Avenida Carlos Gomes. Eles também portavam faixas cobrando do governo o repasse dos recursos.

De acordo com Hamã Cândido Carvalho Lopes, diretor do Centro Acadêmico de Ciências da Computação, somente no seu curso existem quatro bolsistas que estão sem receber. “Tem gente com o aluguel atrasado, enfrentando dificuldades”, diz. Após o protesto, eles foram até a universidade e professores fizeram doações que chegaram a R$ 780,00. Segundo Lopes, neste sábado (20) haverá uma reunião e será avaliada a situação de cada bolsista. O valor será rateado entre os que enfrentam mais dificuldades, principalmente com alimentação.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) informou que quando o aluno inicia o projeto tem que assinar vínculo de exclusividade, abrir mão de qualquer trabalho remunerado para se dedicar aos projetos. Alguns estudantes estariam sem dinheiro até para alimentação.

Em nota, a Fundação Araucária informou que realizou um levantamento de todas as bolsas e algumas já foram pagas nesta sexta-feira e o restante será repassado na próxima semana. “O repasse será feito às instituições estaduais de Ensino Superior que tiverem toda a documentação atualizada”, diz a nota. A fundação não informou os motivos do atraso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]