• Carregando...
Câmara de Colombo | Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Câmara de Colombo| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

As Câmaras de Vereadores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e de Cascavel, no Oeste, foram ocupadas no fim da tarde desta terça-feira (8) por estudantes secundaristas. As ocupação ocorreram logo após o encerramento das sessões de hoje. Na RMC, o grupo é contrário à PEC do Teto de Gastos.Segundo a assessoria da Casa, será pedida de reintegração de posse do prédio nesta quarta-feira (9).

Ainda no início da noite desta terça-feira, 25 secundaristas e integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Colombo negociaram o espaço que seria ocupado pelos estudantes. De acordo com a assessoria, os ocupantes devem ficar apenas na área do plenário, o que não inviabilizaria o trabalho administrativo. Como a Câmara da cidade realiza apenas uma sessão por semana, a ocupação também não irá atrapalhar os trabalhos em plenário desta semana.

Perto do fim das ocupações, estudantes não atingem as principais bandeiras

Leia a matéria completa

Nesta quarta-feira os estudantes terão uma reunião com os vereadores para apresentar suas reivindicações. A intenção é saber quais são as demandas dos estudantes e como a Câmara do município pode levar isso ao Congresso. A reunião estava inicialmente marcada para quinta-feira (10), mas devido à ocupação ela foi adiantada.

A ocupação da Câmara de Vereadores de Colombo ocorre no momento em que o movimento de ocupações perde força no Paraná. No fim da manhã desta terça-feira, 27 escolas em todo Paraná seguiam ocupadas, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Educação. No pico do movimento, as ocupações atingiram 831 instituições.

Em Cascavel, estudantes querem ser ouvidos por vereadores

Em Cascavel, um grupo de aproximadamente 20 estudantes secundaristas ocupou a Câmara de Vereadores. Ao chegar ao local, eles disseram que a partir daquele momento o Legislativo estava ocupado e exigiram uma reunião com os vereadores. Pouco antes, os vereadores haviam participado de uma sessão ordinária, mas já haviam se retirado do prédio.

O procurador jurídico da Câmara, Luciano Braga Côrtes, foi quem conversou com os estudantes. Ele explicou que não seria possível um encontro com os vereadores porque nesta quarta-feira (9) está programada uma reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades na contratação de máquinas que fazem a manutenção das estradas rurais.

Os estudantes disseram que não iriam deixar o prédio e permaneceram no local. Alguns estavam com travesseiros e cobertores. “A pauta deles é serem ouvidos pelos vereadores. Querem fazer reivindicações”, afirmou Côrtes. Segundo ele, os estudantes não falaram quais eram as reivindicações. O procurador disse aos alunos que eles poderiam dormir em casa e retornar nesta quarta-feira, mas eles decidiram permanecer. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou a manifestação dos estudantes que preferiram não falar com a imprensa sobre suas reivindicações.

O presidente da Câmara, Aldino Gugu Bueno (PR), está em Brasília e foi comunicado da ocupação pelo procurador. Segundo Côrtes, se os estudantes permanecerem no local, ele entrará com uma medida judicial pedindo a desocupação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]