Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
são paulo

Exército ‘caça’ mosquito da dengue em bairros com mais casos da doença

Além de reforçar as equipes de combate ao mosquito transmissor, militares podem convencer pessoas resistentes às visitas dos profissionais da prefeitura

Grupo de 50 militares iniciou trabalho de apoio à Prefeitura de São Paulo no combate à dengue. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Grupo de 50 militares iniciou trabalho de apoio à Prefeitura de São Paulo no combate à dengue. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Um grupo de 50 militares do Exército inicia nesta quinta-feira (23) uma operação de apoio à Prefeitura de São Paulo no combate à dengue. No primeiro dia da ação, o grupo se dividiu em dois turnos para atuar no bairro do Limão, na zona norte. A região concentra a maior parte dos casos confirmados da doença na capital paulista em 2015.

Cada militar vai atuar em dupla com um agente de zoonoses durante as visitas aos imóveis. A intenção é, além de reforçar as equipes de combate ao mosquito transmissor, convencer pessoas resistentes às visitas dos profissionais da prefeitura.

O coronel do Exército Ricardo Carmona diz que a operação não tem prazo para ser encerrada. “Em princípio, vai durar 30 dias, mas pode ser prorrogada”, afirma.

O militar diz que o Exército já trabalha no combate à dengue no Estado desde o início de abril. “No interior são 580 soldados. Nossa meta é cada dupla vistoriar pelo menos 25 residências por dia”, afirma.

O Exército também disponibilizou, a pedido da prefeitura, dez médicos para atuar em UBSs (Unidade Básica de saúde).

Que chique

O soldado Victor Benevides, 19, trabalha no setor de relações públicas do Exército e diz que esta é a primeira vez que faz esse tipo de trabalho. “Nós tivemos ontem [quarta, 22] aulas com biólogos do centro de zoonoses. Aprendemos a eliminar todos os tipos de foco, a orientar as famílias e sobre o mosquito”, conta.

Benevides foi muito bem recebido pela diretora cultural Marisa Rosetto, 57, durante a visita na casa dela na manhã desta quinta (23). “Que chique. Gente, o Exército veio na minha casa. Podem entrar, vocês mandam no nosso país”, disse com euforia.

Ela disse que alguns vizinhos dela tratam mal os agentes que combatem a dengue. “Tem pessoas que dizem que estão de saída, fingem que não estão ou simplesmente não abrem o portão. É uma falta de respeito.”

O agente de zoonoses Mauricio Kattarow, 47, trabalha o ano todo no combate à dengue e diz que há muita resistência de moradores. “Tem gente que abre só uma fresta da cortina, mas fecha quando vê que é a gente. O respeito ao Exército vai nos ajudar muito”, afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.