O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, confirmou que houve uma tentativa de ataque à rede coorporativa na quinta-feira (12) por hackers e que houve uma resposta indevida que foi imediatamente corrigida. "Existe uma proteção preventiva [ao site do ONS], mas nunca é infalível", afirma.
Chipp diz que a hipótese de apagão de terça-feira (10) ter sido causado por hackers está descartada. "O ataque ao site [do ONS] foi na quinta-feira (12). Uma coisa nada tem a ver com a outra", afirmou.
O diretor explicou que há duas redes distintas no ONS: uma coorporativa, que trata da parte administrativa e funcional, e outra operacional, que opera o sistema. "A [rede] operacional é quase impossível de ser acessada porque é uma rede dedicada, isolada e privada, que só pode ser acionada por comando de voz", explica Chipp. No ONS, apenas a rede coorporativa é acionada pela web. "Essa foi a rede pela qual o site do ONS foi acionado e houve uma resposta indevida, que foi imediatamente corrigida".A rede coorporativa do ONS é protegida, de acordo com Hermes Chipp. "Se houvesse uma rede coorporativa com proteção que fosse infalível, eu estaria mentindo", disse. "Tomamos todas as precauções e não agimos apenas no momento da vulnerabilidade. Existe uma proteção preventiva, mas nunca é infalível. Quando ocorre falha, nós corrigimos e fazemos uma avaliação para evitar outros acionamentos.
Enquete: De quem é a culpa pelo mau desempenho dos estudantes brasileiros no Pisa?
TSE não consegue notificar internautas multados em R$ 20 mil por dia por Alexandre de Moraes
Lobby da maconha: Câmara recebe exposição e audiência pública sobre “benefícios” da droga
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas