• Carregando...
Segundo o MP, os bandidos tentam obter no STF benefícios negados nas instâncias estaduais | Fellipe Sampaio/Gazeta do Povo
Segundo o MP, os bandidos tentam obter no STF benefícios negados nas instâncias estaduais| Foto: Fellipe Sampaio/Gazeta do Povo

Resistência

A reportagem procurou a advogada Lucy e deixou recado no telefone celular, mas não obteve retorno. Nenhuma das advogadas foi denunciada pelo Ministério Público de São Paulo. A tentativa de influenciar os tribunais superiores teria como objetivo vencer as resistências encontradas pelos bandidos para a concessão de benefícios.

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo deste sábado revelou que a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) tenta influenciar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e se infiltrar na corte desde 2010. É o que demonstram interceptações telefônicas feitas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Trata-se de mais uma prova da ousadia dos bandidos que comandam o crime organizado de dentro da cadeia em pelo menos 22 estados, dentre eles o Paraná. Segundo o MP-SP, o estado paranaense concentra o segundo maior número de integrantes do PCC, depois de São Paulo.

De acordo com a reportagem, a ação dos bandidos foi detectada pela primeira vez em 2010 e envolveu uma articulação entre pelo menos dois integrantes da cúpula da facção, e advogados que trabalhariam para a Sintonia dos Gravatas, o departamento jurídico do PCC.

No dia 28 de agosto de 2010, à 0h46, Daniel Vinícius Canônico, o Cego, conversou com uma advogada identificada pelo MP-SP como Maria Carolina Marrara de Matos. Ele reclama de que dificilmente um benefício legal é concedido aos detentos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde está a maior parte da cúpula da facção.

A advogada revela então o plano de reunir diversos recursos negados pela Justiça paulista aos integrantes da facção, como pedidos de concessão do regime semiaberto. Diz a Cego que o "irmão" dela "foi chamado para trabalhar com um ministro, o (Ricardo) Lewandowski".

A reportagem procurou entre os funcionários do gabinete do ministro algum que tivesse o mesmo sobrenome. Não encontrou. Também procurou a advogada. Ela negou que conhecesse alguém no STF. Disse que seu irmão não trabalha lá. "A acusação é um absurdo e eu tenho como provar", disse. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a contratação não foi efetivada após o MP-SP ter alertado o STF da ligação do assessor com o crime organizado.

No telefonema, Cego pede que a advogada faça o que propõe e ela afirma que vai a Brasília falar com o ministro. Não há nenhuma indicação na investigação de que a conversa realmente tenha ocorrido.

Em 15 de setembro de 2010, os investigadores surpreenderam um dos maiores traficantes do PCC, Edilson Borges Nogueira, o Biroska, pedindo para sua mulher que procurasse uma advogada identificada como Lucy de Lima. A advogada devia contatar um político de Diadema, no Grande ABCD (SP), para que ajudasse a obter benefícios no cumprimento de sua pena.

Dias antes (24 de agosto), Biroska conversa com uma mulher identificada como a advogada Lucy. Ela trata do recurso que está tentando para ajudar seu cliente e afirma que vai se encontrar com um ministro do STF. Ela quer tratar de um habeas corpus cujo relator, segundo o MP-SP, era Joaquim Barbosa – o ministro negou o habeas corpus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]