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Fruet: uso da faixa exclusiva deve atrair mais passageiros ao transporte público | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Fruet: uso da faixa exclusiva deve atrair mais passageiros ao transporte público| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Usuários aprovam a novidade

Quem circula pelos ônibus que passam pela faixa exclusiva já notou a diferença nesses 15 dias. Motorista há três anos, Ingosmar Fontes César, que dirige a linha Detran / Vicente Machado, conta que economiza até dez minutos no percurso da Rua XV de Novembro. O problema é que o tempo que ele ganha nesse trecho é perdido no restante da linha, que vai até o início da Rua Vicente Machado, na região do Seminário. "A faixa é bem melhor, mais prática e segura. Seria bom se tivesse em todo o percurso", diz. O motorista ainda conta que muitos carros trafegam pela faixa quando não há agentes da Setran no local.

Usuário de outra linha, a Tarumã, o atendente de call center William Fiorenzano diz que seu tempo de deslocamento caiu pela metade. Se antes, para vir do Bairro Alto ao centro ele levava até 45 minutos, agora não passa de 20 minutos. "Mudou totalmente. O ônibus vem bem mais rápido", diz. Para voltar para casa, a ausência de uma faixa exclusiva não atrapalha tanto, mas ele torce por uma expansão do modelo.

Como funciona

Saiba mais detalhes sobre a faixa exclusiva:

Localização

São 2,5 km na Rua XV de Novembro, entre a Av. Nossa Sra. da Luz e a Rua João Negrão

Linhas beneficiadas

São 53,5 mil usuários de 12 linhas: Jardim Social / Batel; Rua XV / Barigui; Detran / Vicente Machado; Capão da Imbuia / Parque Barigui; Higienópolis; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais / Guadalupe; Interhospitais; Curitiba / Piraquara (parador); e Curitiba / Piraquara (direto)

Sinalização

Na pista, as linhas verdes e os tachões demarcam a faixa exclusiva. Ainda há placas indicando o local

Estacionamento

Para a implantação da faixa exclusiva, o estacionamento da rua foi transferido para as transversais

Velocidade

A velocidade máxima na faixa exclusiva é 50 km/h

Conversões

Carros podem entrar na faixa exclusiva cerca de 20 metros antes de virar à direita. Há sinalização. Há quatro cruzamentos em que os ônibus precisarão fazer uma conversão à esquerda: nas ruas Padre Germano Meyer, Almirante Tamandaré, Tibagi e João Negrão.

Em apenas 15 dias de funcionamento, a faixa exclusiva para ônibus implantada na Rua XV de Novembro já aumentou a velocidade média dos coletivos e diminuiu os atrasos das 12 linhas que circulam pela região. Apesar de trazer benefícios aos 53,5 mil usuários do transporte coletivo que circulam na região todos os dias, a via exclusiva ainda causa dúvidas nos motoristas que circulam por ali, principalmente as conversões à direita.

Mauricio Razera, diretor de Engenharia da Secretaria de Trânsito, explica que como a medida é uma novidade na capital e que começou a operar no dia 4 de junho, a ordem é orientar e não multar os motoristas. "Eles precisam de um período pra se adaptar e entender como devem se comportar. Entendemos a relutância de alguns, porque há diminuição do espaço para os veículos, mas o propósito do projeto é única e exclusivamente dar prioridade ao transporte coletivo", argumenta.

Uma das dúvidas dos motoristas é a conversão à direita. Não há segredo: existem placas de advertência para alertá-los da manobra e cerca de 20 metros antes do cruzamento. Há uma faixa não contínua que permite o acesso de carros de passeio na faixa exclusiva. "Nesse espaço é permitido que o motorista entre na faixa exclusiva para fazer a conversão", diz.

No entanto, a partir de julho, mas ainda sem data definida, o trânsito de veículos não autorizados na faixa exclusiva será passível de penalização, sendo considerado uma infração leve, com três pontos a serem atribuídos ao condutor. O desrespeito será enquadrado no artigo 184, inciso 1.º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa atualmente é de R$ 53,20.

Ganho

Para o prefeito Gustavo Fruet (PDT), a priorização do transporte coletivo deve atrair mais passageiros para o ônibus, reduzir as emissões de gases poluentes e dar mais segurança e qualidade de vida ao usuário do transporte. Ele reforça ainda que, além de diminuir o tempo de deslocamento dos usuários, houve diminuição dos atrasos. A média do sistema era de atrasos de 16 minutos. Hoje, passou para uma antecipação de 3 minutos, segundo a prefeitura.

Mais regiões da cidade devem receber faixas exclusivas. "Priorizamos as linhas de grandes deslocamentos, nos eixos estruturais da cidade. Mas quando for implantado será amplamente anunciado e divulgado. Nosso desafio é conquistar a cidade, que é um processo de compreensão", diz Fruet.

Aperto

O trecho da Rua XV de Novembro, entre as ruas Conselheiro Laurindo e João Negrão, no Centro de Curitiba, só está com uma faixa de circulação para veículos e outra faixa exclusiva para os ônibus. O "estrangulamento" no trânsito que a situação provoca fez com que muitos motoristas reclamassem do "aperto" que passam para atravessar aquele pedaço da via. Conforma a posição da administração municipal, a intenção é priorizar o transporte coletivo e tentar desestimular que os motoristas circulem por esse trecho, que passa ao lado da Praça Santos Andrade. Nesse caso, os motoristas devem optar por caminhos alternativos.

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