i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Liberdade de expressão

Fake News no Sleeping Giants: PagSeguro não cancelou a conta de Olavo de Carvalho

  • PorGazeta do Povo
  • 12/01/2021 11:16
A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro.
A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro.| Foto: Reprodução / Twitter

A conta do escritor e filósofo Olavo de Carvalho não foi cancelada no PagSeguro, do Grupo Folha, conforme divulgou nesta segunda-feira (11) o Sleeping Giants Brasil, de viés esquerdista, que diz se dedicar a combater "fake news". O grupo publicou em seu Twitter uma notícia falsa do suposto banimento.

Procurado, o PagSeguro desmentiu a informação. "O PagSeguro reitera que é instituição de pagamento sujeita à Lei 12.865 de 2013, garantindo o atendimento não discriminatório aos usuários finais, bem como liberdade de escolha, segurança e proteção a seus interesses econômicos. O PagSeguro não faz juízo com relação às transações realizadas entre os milhões de compradores e vendedores por seu intermédio todos os dias. Conteúdos comunicacionais vendidos/adquiridos utilizando o PagSeguro como meio de pagamento são sujeitos ao Marco Civil da Internet, e somente conteúdos apontados como infringentes mediante o recebimento de ordem judicial específica são tornados indisponíveis. Isso não ocorreu até o momento, e notícias veiculadas sobre o tema são falsas".

Os responsáveis pelo conteúdo divulgado por Olavo de Carvalho na internet informaram à Gazeta do Povo que o site dos cursos de filosofia do escritor migraram para uma nova plataforma, para facilitar a navegação dos usuários e a utilização de outros recursos. Entre as opções técnicas para esta atualização, trazer os dados antigos de pagamento dos alunos poderia gerar problemas no futuro. Por isso, eles preferiram pedir que os alunos refizessem as assinaturas. Olavo de Carvalho também confirmou, pelo Twitter, que a informação veiculada pelo Sleeping Giants era falsa.

Sleeping Giants: Bandeira contra fake news encobre viés esquerdista

Embora denuncie sites que têm histórico de publicação de informações falsas, o Sleeping Giants Brasil tem claro viés esquerdista. Isso fica evidente não só pela escolha enviesada dos seus alvos ou pelo punho cerrado de seu símbolo, mas também pela lista de contas seguidas no Twitter pelo perfil - blogueiros, jornalistas e celebridades de grupos chamados "progressistas" (permissivos nos costumes).

Desde maio de 2020, o perfil aborda anunciantes e empresas para desmonetizar pessoas ou meios de comunicação classificados por eles como disseminadores de "fake news" ou de "discurso de ódio". Um "vitória" do grupo foi conseguir que o PayPal, outra plataforma de pagamento online do Grupo Folha, cancelasse a conta de Olavo de Carvalho. Na pressão feita ao PagSeguro contra Olavo de Carvalho, o Sleeping Giants chegou a recorrer ao Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), que gere fundos de pensão para 20 milhões de canadenses e detém 2,44% das ações do PagSeguro.

Crítico a um dos colunistas da Gazeta do Povo, o Sleeping Giants também coordenou uma campanha para constranger anunciantes do jornal de mais de 100 anos. Após ser acusado de "milícia anônima", o perfil apresentou duas pessoas que seriam supostamente as únicas responsáveis pelas postagens, o que ainda não está confirmado.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Pedro Silva

    ± 23 horas

    Além de passar pano pra ineficiência do presidente como representante do país, a Gazeta agora se importa com o que acontece com o Olavo de Carvalho ? Sou a favor de uma matéria por dia contra obSleeping Giants, mas ficar colocando maluco como se fosse coitado, aí já é demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Munir Guerios filho

      13/01/2021 14:04:26

      O Olavão tem razão!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Natan Monteiro

        13/01/2021 13:56:21

        Esse Sleeping Giants não passa de uma milícia, que vive de intimidações e difamações para cumprir seu único propósito: banir da face da terra tudo aquilo que não condiz com seu viés de extrema-esquerda. Com essa prática, eles intimidam de pequenos a grandes empresários, e não estão nem aí para o efeito que uma campanha de difamação pode trazer às pessoas que se empenharam, a base de muito suor e lágrimas derramadas, para construir um negócio. Merecem ser processados! O que eles fazem é crime!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Leonardo Moraes

          13/01/2021 11:12:40

          Combata as fake news divulgando fake news. ✊

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Celso Arruda Salomé

            12/01/2021 22:57:31

            O maior filósofo brasileiro de todos os tempos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • R

              Rubens Farias

              13/01/2021 0:28:12

              Você acabou o primário porque dizer que um falastrão desse é filósofo já é total falta de conhecimento e daí dizer que é o maior.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zyss

            12/01/2021 21:27:32

            As bibinhas adormecidas continuam com as perseguições.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

              12/01/2021 21:10:37

              Paypal é uma forma fraudulenta de receber e enviar pagamentos ao exterior. Em 2005 só recebia quem tinha cartão de credito, e como na epoca isso não era tão disseminado assim muita gente perdeu dinheiro porque o site simplesmente expirou a validade dos pagamentos. Como assim um sistema de pagamentos com data pra expiração?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • Z

                Zyss

                12/01/2021 21:28:30

                É que nem o nota Paraná. Mesmo princípio, se vc não retirar o seu dinheiro em até tal data vc perde.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • T

              Tupinambá

              12/01/2021 20:30:20

              A gazeta precisa continuar seu trabalho investigativo sobre este grupo facista, visando expor os verdadeiros responsáveis!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                EUGENIO ZAMPERLINI

                12/01/2021 20:20:23

                Esses gigantes dorminhocos são dois picaretas que vão acabar se enforcando na própria corda!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Giba12

                  12/01/2021 20:00:52

                  A esquerda sempre canalha!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    ANDRE GALVAO

                    12/01/2021 17:54:23

                    É notório o viés do UOL, faz muito bem em buscar outro meio de pagamento. Me pergunto o que faz uma multinacional como PayPal excluir a conta de um idoso de 73 anos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luciano

                      12/01/2021 16:16:09

                      Sleeping Giants...Nome pretensioso para uma atividade de merreca!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      4 Respostas
                      • L

                        Luisa

                        12/01/2021 21:34:01

                        A esquerda é sempre melodramática. Folhetim barato.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Beto Burke

                        12/01/2021 17:56:37

                        Isso mesmo; e impressiona que uma minoria como essa possa ter a atenção da mídia, seguramente eles não são representativos. É só barulho, como pode ?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Beto Burke

                        12/01/2021 17:56:36

                        Isso mesmo; e impressiona que uma minoria como essa possa ter a atenção da mídia, seguramente eles não são representativos. É só barulho, como pode ?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Beto Burke

                        12/01/2021 17:55:43

                        Isso mesmo; e impressiona que uma minoria como essa possam ter a atenção da mídia, seguramente eles não são representativos. É só barulho, como pode ?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Renata de Paula Xavier Moro

                      12/01/2021 16:00:44

                      Não me consta que os sleeping-dorminhocos tenham movido qualquer campanha por retratação ou desmonetização da Folha de SP quando um de seus colunistas escreveu desejando a morte do Bolsonaro. Daí não é discurso de ódio...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alexandre Lopes

                        12/01/2021 15:37:32

                        Esses sleep são uns vsgabundos! Alguém tem que tomar uma medida legal contra eles.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Danilo Pagani

                          12/01/2021 15:21:53

                          Gazeta, poderia compartilhar a resposta do PagSeguro, fica mas fácil fazer comentar eu outros canais que é fake news se conseguir mostrar a resposta deles

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO

                            12/01/2021 15:05:55

                            Guilherme Amado é blog de fofoca, ele mira ao vento e atira. Se der certo é ponto, se der errado ele finge que não foi ele. A não ser que o injuriado seja um ministro do supremo tipo o Alexandre, ai ele volta atrás e humilhando pede desculpas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Danilo Pagani

                              12/01/2021 14:35:38

                              Galera, denúncia este video aqui então no youTube, já denúncie como Fake news: "OLAVO DE CARVALHO BANIDO DO PAGSEGURO!!!"

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.