Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contagem

Falta de coletes de identificação atrasa censo do IBGE no interior do estado

Atraso na entrega do material impede início das visitas dos recenseadores às residências

O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro (Foto: Divulgação/Prime Shows)

Cascavel – Boa parte dos recenseadores mobilizados para o Censo Agropecuário 2007 e a Contagem Populacional ainda não saiu a campo por falta de coletes de identificação no interior do Paraná. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem que houve atraso na entrega do material enviado por Brasília ao estado e prevê a normalização a partir de hoje em todas as regionais. Em Cascavel, os 19 recenseadores se dividem entre o trabalho interno e o reconhecimento do setor onde vão atuar.

Os coletes são considerados a "carteira de identidade" dos recenseadores, que podem ser identificados ainda de forma fácil e segura por meio de um crachá específico (com foto). Caso o informante deseje, o recenseador deverá apresentar também o documento de identidade próprio, com foto, para confirmação. No Paraná, o IBGE mobilizou 6.644 pessoas para produzir os dados do Censo Agropecuário e a Contagem Populacional. Os trabalhos deveriam tem iniciado anteontem, mas isso não ocorreu em algumas regionais do interior justamente pela falta do colete.

Esse é o caso da regional de Cascavel, que abrange 41 cidades do Oeste do Paraná. Até ontem à tarde, os recenseadores não tinham recebido o equipamento de identificação. O IBGE informou que os coletes chegaram sábado à Curitiba e foram embalados e enviados, via Sedex, pelos Correios, anteontem à tarde, para as regionais do interior. "Esperamos receber o material a qualquer momento", disse o coordenador de área do IBGE em Cascavel, Uzias Marcelino da Silva.

Ele garantiu que o problema não vai influenciar no cronograma de trabalho. "Não haverá nenhum prejuízo para a coleta de dados do censo. Para antecipar algumas atividades, os recenseadores fazem o reconhecimento do setor onde vão trabalhar. Nesse trabalho não há necessidade do uso de coletes e eles (recenseadores) teriam que fazer isso mesmo", explicou.

Em Cascavel, o IBGE está produzindo apenas o Censo Agropecuário, uma vez que a Contagem Populacional está sendo feita em cidades com menos de 170 mil habitantes. O levantamento vai ser usado para orientar a repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já o Censo Agropecuário vai atualizar os dados sobre criações de animais, lavouras, investimentos dos estabelecimentos rurais, além de aspectos sociais e ambientais do campo. Os últimos dados disponíveis do setor são de 1996. De acordo com o Censo Agropecuário de 1996, o Paraná tem 369 mil propriedades agrícolas. O trabalho do IBGE deve durar três meses.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.