• Carregando...
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro| Foto: Divulgação/Prime Shows

Cascavel – Boa parte dos recenseadores mobilizados para o Censo Agropecuário 2007 e a Contagem Populacional ainda não saiu a campo por falta de coletes de identificação no interior do Paraná. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem que houve atraso na entrega do material enviado por Brasília ao estado e prevê a normalização a partir de hoje em todas as regionais. Em Cascavel, os 19 recenseadores se dividem entre o trabalho interno e o reconhecimento do setor onde vão atuar.

Os coletes são considerados a "carteira de identidade" dos recenseadores, que podem ser identificados ainda de forma fácil e segura por meio de um crachá específico (com foto). Caso o informante deseje, o recenseador deverá apresentar também o documento de identidade próprio, com foto, para confirmação. No Paraná, o IBGE mobilizou 6.644 pessoas para produzir os dados do Censo Agropecuário e a Contagem Populacional. Os trabalhos deveriam tem iniciado anteontem, mas isso não ocorreu em algumas regionais do interior justamente pela falta do colete.

Esse é o caso da regional de Cascavel, que abrange 41 cidades do Oeste do Paraná. Até ontem à tarde, os recenseadores não tinham recebido o equipamento de identificação. O IBGE informou que os coletes chegaram sábado à Curitiba e foram embalados e enviados, via Sedex, pelos Correios, anteontem à tarde, para as regionais do interior. "Esperamos receber o material a qualquer momento", disse o coordenador de área do IBGE em Cascavel, Uzias Marcelino da Silva.

Ele garantiu que o problema não vai influenciar no cronograma de trabalho. "Não haverá nenhum prejuízo para a coleta de dados do censo. Para antecipar algumas atividades, os recenseadores fazem o reconhecimento do setor onde vão trabalhar. Nesse trabalho não há necessidade do uso de coletes e eles (recenseadores) teriam que fazer isso mesmo", explicou.

Em Cascavel, o IBGE está produzindo apenas o Censo Agropecuário, uma vez que a Contagem Populacional está sendo feita em cidades com menos de 170 mil habitantes. O levantamento vai ser usado para orientar a repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já o Censo Agropecuário vai atualizar os dados sobre criações de animais, lavouras, investimentos dos estabelecimentos rurais, além de aspectos sociais e ambientais do campo. Os últimos dados disponíveis do setor são de 1996. De acordo com o Censo Agropecuário de 1996, o Paraná tem 369 mil propriedades agrícolas. O trabalho do IBGE deve durar três meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]