• Carregando...

Causas da evasão

Em geral, os estudantes entram na faculdade muito jovens, antes de terem condições de fazer uma escolha definitiva sobre a carreira que pretendem seguir. Veja os principais problemas:

Orientação

Falta um trabalho de orientação vocacional adequado durante o processo de formação básica do jovem.

Adaptação

Muitos calouros encontram dificuldade para se adaptar ao formato de ensino da universidade, que exige mais autonomia em relação à formação básica, onde o estudo é dirigido.

Currículo

Há cursos que concentram disciplinas básicas e teóricas nos primeiros anos. Com isso, muitos alunos imaginam estar na graduação errada.

Arrogância

A postura de alguns professores também afasta muitos estudantes do ensino superior. Os problemas são variados, como falta de domínio da didática e postura arrogante de quem parece não estar na faculdade para ensinar, mas para atuar como um selecionador para o mercado de trabalho.

Condição financeira

Muitos estudantes ingressam na universidade imaginando que vão conseguir pagar os estudos. Quando a mensalidade junta-se a outras obrigações, eles percebem que o gasto é incompatível com suas condições financeiras.

Trabalho

A dupla jornada (trabalho e estudo) desgasta rapidamente e acaba fazendo com que muita gente abandone o sonho do curso superior.

z O professor Oscar Hipólito, do Ins­­tituto Lobo, diz que a falta de dinheiro por parte dos alunos não é preponderante para o quadro de evasão universitária. "Na maioria dos casos, a origem do problema está na área acadêmica", diz. Neste guarda-chuva entram questões variadas, desde a escolha equivocada do curso pelo estudante, passando pela não adaptação à rotina universitária, deficiências de formação na escola básica e a falta de apoio da instituição para o nivelamento dos acadêmicos até os problemas de relacionamento entre aluno e professor.

A opinião é compartilhada com o professor Ademar Batista Pereira, presidente do Sindicato dos Estabe­­lecimentos de Ensino Par­­ticular (Sinepe) no Paraná. "Geralmente a evasão é atribuída à baixa qualidade de ensino e ao custo da universidade paga. Mas se essas fossem as causas não haveria desistência nas universidades públicas que, em tese, apresentam boa qualidade e são gratuitas", comentou.

Para ele, a escolha equivocada da graduação e a concorrência com o mercado do trabalho são as explicações para a alta taxa de abandono. "Nos últimos anos, muita gente resolveu fazer Direito, mas nem todos têm vocação para isso. É um modismo e muita gente desiste quando percebe que não é isso que espera."

Há também um percentual que desiste porque sai da escola com uma base fraca e não consegue acompanhar o curso. O professor Ademar acredita que a tendência é a de que a evasão aumente ainda mais se o mercado de trabalho continuar aquecido. Muita gente procura o ensino superior para ter oportunidade de emprego, mas se essa chance surge antes de o estudante concluir a faculdade, e ele não tiver uma forte visão de que a formação superior vai trazer um avanço em sua vida, acaba optando por se dedicar só ao trabalho.

Banda larga

Hipólito ressalta a necessidade de as universidades implantarem núcleos de acompanhamento, que revelem o perfil de seu aluno. "Esse tipo de serviço inexiste nas universidades particulares e também nas públicas, que não têm o aluno da graduação como foco principal. Prova disso é que colocam os professores menos experientes para dar aula para quem ingressa, quando deveria ser o contrário", diz. "O professor banda lar­­ga, como costumamos chamar, tem melhores condições de atender esse aluno que chega." O especialista considera fundamental ainda investimentos para manter os alunos no ensino superior. "As instituições particulares gastam muito em propaganda para atrair novos alunos, mas não se preocupam em fazer o mesmo para fidelizá-los."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]