• Carregando...

Sete horas. Esse foi o tempo de espera que a estudante Traicy Kretschmer teve que enfrentar para consultar a filha Gabriela, de 3 anos, no Pronto-Atendimento do Alto Maracanã, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A demora não foi exclusiva para Traicy, todos os pacientes que estiveram no Pronto-Atendimento na segunda-feira (6) tiveram que esperar por horas. "O pessoal estava revoltado, até a polícia foi chamada à noite para conter as pessoas e evitar uma confusão maior", afirmou Marilene Kretschmer, mãe de Traicy.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Colombo confirmou que houve um princípio de confusão, na tarde de segunda-feira, em razão da demora do atendimento, mas não tem a confirmação de que a polícia realmente chegou a ir ao Ponto-Atendimento. O homem que teria feito agressões verbais aos atendentes foi embora, após os xingamentos. A prefeitura também reconheceu que faltam médicos para atender a demanda e, na segunda-feira mesmo, disse ter concluído uma licitação para contratação emergencial de médicos.

O Pronto-Atendimento é novo, foi inaugurado no dia 9 de junho. Apesar de estar em funcionamento há cerca de um mês, o local já estava pronto há mais de um ano. No entanto, um impasse entre a prefeitura de Colombo e o governo estadual para a compra de equipamentos atrasou a inauguração do pronto-socorro.

"Não sei o que aconteceu, agora não tem mais médicos. Fizeram um posto novo, aumentaram, mas o atendimento ficou pior do que era antes", disse Marilene. Ela afirmou que os atendentes do Pronto-Atendimento explicaram que o local ficou maior e também aumentou o número de pacientes. "Isso não é verdade. A população da região e que frequenta o local é a mesma. O atendimento está um caos", lamentou.

Marilene disse que a neta Gabriela estava com febre na manhã de segunda-feira, com dores na nuca e com bastante tosse. "Minha filha chegou ao Pronto-Atendimento às 12h40, fez a ficha para consulta às 13h05 e a consulta foi somente às 19h30. Não sei o que houve, porque no antigo pronto-socorro tinha médicos. Eles melhoraram as paredes e as cadeiras são melhores, mais confortáveis, mas não têm médicos", criticou Marilene.

Também na segunda-feira, uma senhora chegou por volta das 9h30 e foi atendida somente às 17h30. "O atendimento está um caos e não foi somente ontem (segunda, 6). No sábado (4) meu filho machucou o dedo e precisou de um médico. O atendimento também foi demorado", disse.

Apesar da longa espera, Marilene afirmou que a filha gostou da consulta feita pelo médico que atendeu à neta Gabriela. "Era o único médico para atender todo mundo durante a tarde", definiu. Após a consulta, Gabriela melhorou da gripe. Está tomando remédios e fazendo inalação.

Concurso público

Segundo a prefeitura de Colombo, houve um aumento da demanda de pacientes com a inauguração do novo Pronto-Atendimento. Ao ser questionada por que não foi feita uma licitação para contratação de médicos antes da inauguração, a assessoria explicou que a prefeitura não tinha essa estimativa do aumento do fluxo de pacientes.

Está previsto para esse segundo semestre a realização de um concurso público para a contratação de profissionais de saúde para trabalharem no município. A prefeitura afirma que nos próximos 15 dias deve ser divulgada a data para o concurso que irá contratar médicos efetivos.

Você já teve ou conhece alguém que enfrentou problemas para ter atendimento médico em postos de saúde? Deixe o seu comentário

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]