Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
campos gerais

Familiares e amigos se despedem das vítimas de acidente na BR-277

Ao longo desta quarta-feira (13), muita gente compareceu aos velórios e enterros das vítimas da tragédia ocorrida no Oeste do Paraná

Ao longo desta quarta-feira (13), muitas pessoas estiveram presentes aos velórios e aos enterros das vítimas do acidente que deixou 15 mortos na BR-277 | Josué Teixeira/Gazeta do Povo
Ao longo desta quarta-feira (13), muitas pessoas estiveram presentes aos velórios e aos enterros das vítimas do acidente que deixou 15 mortos na BR-277 (Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo)

Orações e cânticos tristes foram entoados em uníssono na tarde desta quarta-feira (13), em diversas cidades dos Campos Gerais, um dia após o acidente entre uma van e um caminhão que matou 14 pessoas da região de Ponta Grossa que viajavam para Ciudad Del Este (Paraguai), onde passariam o dia fazendo compras. A colisão aconteceu no trecho da rodovia compreendido pelas cidades de Nova Laranjeiras e Guaraniaçu (Oeste do PR). O motorista do caminhão – com placas de São Paulo – chegou a ser socorrido, mas morreu logo em seguida.

Ao longo desta quarta-feira, muitas pessoas estiveram presentes aos velórios e aos enterros das vítimas. No começo da tarde, o casal Marta Favarin Silva e Mizael Silva foi sepultado em Ponta Grossa. Ele ia toda a semana para o Paraguai fazer compras e revendia para clientes fixos. A esposa nem sempre o acompanhava, mas desta vez resolveu viajar junto com ele. Os dois deixam um casal de filhos: um rapaz de 25 anos e uma moça de 23.

"O grande sonho deles era que o filho se formasse em Medicina. Realizaram esse sonho no final do ano passado. Com o dinheiro das vendas, eles ajudavam o filho que está fazendo residência médica em Curitiba", conta Pedro Reizer, amigo de Mizael. O casal era freqüentador assíduo da igreja da Congregação Cristã no Brasil, onde Mizael também era músico. "Eu os conheci ainda na infância. Eles começaram a namorar quando participavam de um grupo de jovens da igreja. Formavam um casal abençoado e eram muito unidos e ligados aos amigos. Vou sentir falta da parceria deles", lembra Noêmia Quadros, amiga dos dois.

Castro

A cerca de 40 quilômetros de Ponta Grossa, a cidade de Castro foi o ponto de partida do grupo que saiu de viagem na noite da última segunda-feira (11).Morador do município, o jovem Carlos Maurício Zaremba (27) foi uma das vítimas fatais do acidente. Ele era proprietário de uma loja de eletrônicos em Castro."Ele sempre pedia para alguns conhecidos comprarem as coisas no Paraguai para ele, mas nem sempre eles conseguiam comprar. Desta vez, ele decidiu viajar e fazer ele mesmo as compras. O Carlos raramente viajava para lá", conta André Zaremba, irmão do empresário.

Também em Castro, foram velados os corpos de três pessoas de uma mesma família:Ailton Lopes, seu filho Fernando Rodrigo Lopes e seu genro Oseias Alves da Silva. Eles compravam produtos do Paraguai – todas as semanas – para revender nas lojas populares que mantinham, respectivamente, em Jaguariaíva, Pinhalão e Piraí do Sul. Outro filho de Ailton – Vladimir Fernandes, 15 anos – também estava na van e foi um dos dois sobreviventes.

"Um dos grandes sonhos do meu sogro [Ailton] era ter um neto homem, afinal ele já tinha cinco netas. Hoje meu filho está com dois meses. Foi pouco tempo, mas avô e neto se curtiram muito. Gostaria que eles convivessem por mais tempo, mas fica o exemplo. Tanto o Ailton quanto o filho [Fernando] e o outro genro [Oseias] eram pessoas muito boas e humildes e que me ensinaram muito", conta Jean Cleberson da Silva, casado com uma das filhas de Ailton.

Veja a lista dos mortos no acidente identificados pelo IML de Cascavel:

Bernadete Prestes da SilvaMaria Ivonete Favarin SilvaAílton LopesValdecir RodriguesCarlos Fracisco ZarembaMizael Oliveira SilvaJonathan Alves GonzagaRaquel Souza de AlmeidaOseias Alves da SilvaFernando Rodrigo Fernandes LopesJosé Ari CollaçaJhonatan dos Santos AmancioCleverson RosaDaniel Rodrigo Fernandes O motorista do caminhão, José Timóteo da Silva, foi identificado no IML de Guarapuava

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.