• Carregando...
Desfile de Fernanda Yamamoto na São Paulo Fashion Week | PAULO WHITAKER/REUTERS
Desfile de Fernanda Yamamoto na São Paulo Fashion Week| Foto: PAULO WHITAKER/REUTERS

O lançamento da coleção de Lethicia Bronstein para Riachuelo lotou a Baró Galaria, no bairro Santa Cecília, e agitou a manhã do quinto dia da SPFW mesmo com chuva. A estilista trouxe sua expertise do universo da moda festa para o dia a dia, com peças em renda e fundo pele em casaquetos, camisas, calças, jaquetas estilo bomber e vestidos longos e curtos. “Queria que fosse algo fácil para usar em qualquer ocasião”, contou.

Mais uma peça da coleção de YamamotoPAULO WHITAKER/REUTERS

Assim como no desfile de Inverno 2015, promovido pela Riachuelo em parceria com a grife de luxo internacional Versace, o comentário geral entre os formadores de opinião é que a roupa deixa a desejar em pontos como tecidos e acabamentos e não causou grandes comoções.

O contrário aconteceu no desfile de Fernanda Yamamoto, à tarde. A estilista apresentou uma coleção que causou comoção pelo trabalho feito à mão e o envolvimento com gente. Fernanda foi até a região do Cariri paraibano, localizada a 250 km de João Pessoa, em busca da renda Renascença. “Desenvolvi uma parceria com 77 artesãs organizadas pelo coletivo feminista Cunhã. Fiz os desenhos e elas executaram as rendas”, disse. Emocionada, a estilista contou que visitou a Paraíba mais de 7 vezes e que a coleção demorou mais de 1 ano e seis meses para ser executada. A técnica manual é tão peculiar que costuma ser passada de mãe para filha.

Ao fim da apresentação ainda mais surpresas, artesãs, colaboradoras de Fernanda e sua avó entraram com as criações como se fossem modelos. “Eu faço renda Renascença desde que tenho 7 anos. Entrei trajando uma peça que tem o meu próprio trabalho”, comentou a artesã Genilda Marques, 32 anos. A última a pisar na passarela foi Alice Yamanishi, avó da estilista, de 83 anos: “Eu fiquei muito orgulhosa e satisfeita. Fernanda se envolve com trabalhos coletivos e valoriza o ser humano”, finalizou.

* A jornalista viajou a convite do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]